domingo, 8 de junho de 2008

SENSATEZ E MATURIDADE PESSOAL-I

I-REALIZAÇÃO PESSOAL E VIDA REGRADA

A vida cristã edifica-se sobre a vida humana. Por outras palavras, não pode haver maturidade cristã sem maturidade humana.

A vida cristã é uma optimização da vida humana. Esta optimização acontece graças à acção do Espírito Santo em nós.

Com o seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo o Espírito Santo actua em nós sem se impor.
Na verdade, o amor nunca se impõe, mas propõe-se sempre.

São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5).
Isto que dizer que a força amorosa e criadora e renovadora de Deus actuam e circula em nós na medida em que nos habituamos a contar com ele e a programar a vida com ele.

Eis as palavras de Jesus: “Aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é comparado a um homem sábio que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mt.7,24; Lc.6,47-49).

É importante termos presente que o crescimento da vida cristã não acontece por acidente. Pelo contrário, pressupõe o bom uso do tempo, das energias, a meditação da Palavra de Deus e a abertura ao Espírito Santo que nos habita.

À medida que cresce na vida cristã, o crente começa a eliminar tarefas e actividades supérfluas.
Ao centrar-se na simplificação da própria vida, a pessoa começa a poupar tempo e energia para o poder aplicar no trabalho de que gosta e o objectivo que quer atingir.

Jesus faz propostas neste sentido. Eis o que ele diz no evangelho de São Marcos: “Vigiai, pois não sabeis quando o Senhor da casa voltará: à tarde, à meia-noite, ao canto do galo, ou de manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo” (Mc.13,35-36).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

2 comentários:

Rui Vasconcelos disse...

muito obrigado, é sempre bom escutar e relembrar estas coisas
Na base da vida de um cristão, como de um missionário está o seu crescimento humano, e a maturidade do seu dia-a-dia.
Um grande abraço!

Flávia M. disse...

Lindo blog! Obrigada por colocar coisas tão belas e importantes disponíveis.
Fique na paz do Senhor Jesus.