segunda-feira, 16 de junho de 2008

A BÍBLIA E O ESPÍRITO SANTO-III

III-ESPÍRITO SANTO E A NOVA ALIANÇA

O Espírito de Deus, pelo contrário, é fiel e verdadeiro. Quando Deus promete o seu Espírito a uma pessoa ou ao seu povo está a dar-lhes a garantia de que virá a habitar no seu meio:

“Dar-vos-ei um Espírito novo”, diz Deus através do profeta Ezequiel (Ez 36, 26). “Porei o meu Espírito dentro de vós” (Ez 36, 27). “Vós vivereis, pois vou dar-vos o meu Espírito” (Ez 37, 6; 37, 14).

“Vou derramar o meu Espírito sobre a Casa de Israel” (Ez 39, 29). O profeta vê o povo pecador semelhante a um montão de esqueletos e ossos ressequidos.

Mas Deus decidiu enviar i seu Espírito sobre estes ossos, a fim de eles poderem ressuscitar.
Depois acrescenta: “Entrou neles o Espírito de Deus e eles viveram” (Ez 37, 10).

Deus vai realizar uma Nova Aliança com o seu povo. Esta será uma aliança eterna. A presença do Espírito de Deus no meio do povo é o sinal da Nova Aliança que Deus vai realizar (Jer 31, 31-33).

Nos tempos messiânicos o povo viverá a plenitude do Espírito. Por isso são tempos de salvação:
“Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. Os vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos e os vossos jovens terão visões.

Naqueles dias também os vossos escravos e escravas terão visões, pois eu derramarei o meu Espírito sobre todos” (Jl 3, 1-2).

São Lucas, ao elaborar o relato do Pentecostes, pretende dizer que a Ressurreição de Jesus iniciou o dom universal do Espírito, tal como fora anunciado por Joel.

Com a comunicação universal do Espírito começa a era da comunicação e da comunhão universal, superando os muros linguísticos provocado pelo pecado da construção da Torre de Babel (Act 2, 17-18).

O Espírito de Deus é um Espírito da profecia, pois o profeta não fala em nome próprio. O facto de não haver profetas no povo de Deus é considerado como uma tragédia, pois significa que o Espírito Santo se afastou do Povo:

“Já não vemos sinais, já não há profetas e ninguém, entre nós, sabe até quando (Sal 74, 9).
Perseguido e martirizado pelos Selêucidas, o povo judeu esperava ansiosamente o aparecimento de algum profeta (1Mac 4, 46; 14, 41).

Para lá de o profeta ser o portador da esperança, ele é sobretudo o sinal de que o Espírito de Deus está presente e activo no meio do Povo de Deus.

Sem a presença do Espírito no seu meio, o Povo deixa de ser o Povo de Deus. Quando isto acontece, extinguem-se os profetas.

O modo de Deus abandonar povo é retirar o seu Espírito, fechando os céus em seguida. A ausência de profetas é sinal da ausência de Deus e, portanto, tempo de tragédia e desgraça para o povo.

Quando Deus perdoa ao Povo, os Céus voltam a abrir-se. Eis a razão pela qual os tempos do Messias são os tempos do Deus connosco (Is 7, 14).

O Messias terá a plenitude do Espírito, diz o profeta Isaías ao falar dos sete dons concedidos pelo Espírito ao Messias (Is 11, 1-3).

O Novo Testamento proclama a plenitude da Palavra e do Espírito, tal como tinha sido anunciado pelos profetas.

No baptismo de Jesus, os céus abriram-se e o Espírito desceu sobre Jesus. Com esta imagem, os evangelistas querem dizer que o Espírito já está no meio do Povo e, portanto, os tempos messiânicos estão inaugurados (Mt 3, 16; Mc 1, 10; Lc 3, 21).

No momento do seu martírio, o diácono Estêvão exclama dizendo que está a ver o Céu aberto e o Filho e Jesus ressuscitado de pé à direita de Deus (Act 7, 56).

O Espírito Santo foi difundido como previam os profetas, fazendo do Novo povo de Deus, um povo de profetas que conhecem e anunciam a Palavra de Deus.

Eis o que diz São Paulo a este respeito: “Com efeito, quem, entre os homens, conhece o que vai no coração de uma pessoa pessoa, a não ser o próprio espírito dessa pessoa.

Assim, também, ninguém conhece o pensar de Deus, a não o Espírito Santo que nos faz compreender o que Deus amorosamente nos concedeu” (1 Cor 2, 11-12).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

1 comentário:

Adrenalin Ban disse...

Hmm nice article here. But your the picture size is too big. I cant load it perfectly with my connection..

Visit me at
blogtemplatecollection.blogspot.com
nokiainside.blogspot.com

See ya bro!