segunda-feira, 23 de junho de 2008

QUANDO O ESPÍRITO SANTO ESTÁ CONNOSCO-IV

IV-E SE O ESPÍRITO SANTO NOS FALASSE DE SI?

Apesar de o Espírito Santo ser uma pessoa com identidade própria, ele nunca fala de si. Na verdade, a sua missão junto dos seres humanos não consiste em falar de si, mas do Pai, do Filho e do nosso lugar na família de Deus, disse Jesus:

“Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que eu vos disse” (Jo 14, 26).

O facto de o Espírito não falar de si não significa que não tenha coisas muito bonitas que nos pudesse comunicar.

Vejamos o que o Espírito nos podia dizer se nos falasse de si: Eu sou a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

O meu jeito de ser é animar as relações de amor na comunhão divina e incorporar as pessoas humanas na Família de Deus (8, 14-17).

Assim como o Pai ama com um jeito paternal e o Filho ama de modo filial, eu tenho um jeito maternal de amar. Na verdade, eu sou a ternura maternal de Deus.

Tenho a missão de vos conduzir ternamente ao Pai que vos acolhe como filhos e ao Filho que vos acolhe como irmãos.

Fui eu que consagrei Jesus como Messias, pondo-o em total sintonia com a vontade do Pai e capacitando-o para ser plenamente fiel à sua missão.

Estive presente, ao mistério da Encarnação. Ainda agora continuo a ser o animador da interacção directa que existe entre o Filho Eterno de Deus e Jesus de Nazaré, o Filho de Maria.

Por outras palavras, sou eu quem anima a interacção directa que existe entre a interioridade espiritual do Filho eterno de Deus com a interioridade espiritual de Jesus de Nazaré.

De tal modo esta união orgânica é plena e total que o filho e Maria e o Filho de Deus formam um e o mesmo, apesar de um ser plenamente humano e o outro plenamente divino.

O Baptismo no Espírito significa que eu vou dizendo a Palavra de Deus no interior dos cristãos, ajudando-os a viver como filhos de Deus e a anunciar a Boa Nova da Salvação aos que não são cristãos (Mt.3,11).

Sou eu que vos introduzo no íntimo da família de Deus, fazendo de vós filhos e herdeiros de Deus Pai e co-herdeiros de Deus Filho (Rm.8,14-16).

Fui eu que conduzi Jesus para anunciar o Evangelho aos pobres, curar os doentes, fazer que os coxos caminhem e os cegos vejam (Lc.4,16-21).

Eu sou a Água viva que Jesus prometeu à Samaritana e, mais tarde, aos judeus quando lhes falou à porta do Templo (Jo 4,14; 7, 37-39).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: