segunda-feira, 30 de junho de 2008

AS CRIANÇAS PRECISAM DE AMOR-II

II-A CRIANÇA PRECISA DE UMA CALDA HUMANIZANTE

Assim como a pessoa só pode realizar-se em relações interpessoais de amor, do mesmo modo só pode atingir a plenitude na comunhão com os outros.

O melhor termómetro para medirmos o grau de humanização de uma família ou uma sociedade é olhar para o modo como ajudam as crianças a crescer e a realizarem-se como seres felizes e bem-amados.

Felizes as crianças que crescem em contexto familiar, escolar e cultural marcado pelo amor ao novo e a abertura à criatividade.

É fundamental possibilitar uma grande capacidade criativa às crianças. Quando contamos histórias às crianças estamos a ajudá-las a sonhar com os olhos abertos.

É um modo excelente de as ajudar a ser adultos criativos. Além das histórias que as fazem sonhar, as crianças precisam de modelos com os quais se possam identificar.

É bem conhecido o papel e a importância da imitação no desenvolvimento das crianças. As crianças percebem o que os adultos são, não pelo que eles dizem, mas pelo que fazem. Por isso os imitam.

A melhor herança que os pais podem deixar aos seus filhos é um modelo de realização feliz e dispensar-lhes todos os dias alguns minutos de atenção.

Os pais que ensinam os filhos a programar, decidir e executar planos e projectos de vida estão a comunicar-lhes uma sabedoria que é mais importante para a sua felicidade do que os saberes que vão adquirir nas escolas.

Os pais e educadores devem lembrar-se de que as crianças precisam mais de modelos do que de pessoas sempre dispostas a corrigir.

É o que fazemos que faz desabrochar nelas o desejo de se realizarem segundo o modelo que lhes é proposto pelo nosso modo de estar e agir.

Não nos podemos esquecer de que as crianças precisam sempre de ternura e amor, mas de modo particular quando se portam mal.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

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