sexta-feira, 20 de junho de 2008

PALAVRA E VIDA NO NOVO TESTAMENTO-II

II-PALAVRA E REVELAÇÃO DA TERNURA DE DEUS

Como Palavra de Deus, o Filho de Deus verbaliza a ternura de Deus por nós. Isto significa que Jesus Cristo é a Palavra de Deus para nós porque verbaliza o plano de amor que Deus nos tem.

Após a última Ceia, Jesus disse a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir ao Pai a não ser por mim. Se me conheceis, também estais a conhecer quem é o Pai” (Jo 14, 6-7).

O Espírito Santo prepara o nosso coração para acolher a Palavra de Deus. Podemos dizer com verdade que a Palavra encarna no nosso coração pelo Espírito Santo.

São Paulo diz que a Palavra de Deus se encontra na bíblia. Isto não quer dizer que a bíblia é a Palavra de Deus encadernada.

O próprio São Paulo referindo-se ao perigo de as pessoas se agarrarem à letra da bíblia diz que a letra mata, mas o Espírito dá vida (2 Cor 3, 6).

De facto, quando queimamos uma bíblia velha não estamos a queimar a Palavra de Deus. As palavras de São Paulo querem dizer que a bíblia é a primeira mediação para o Espírito Santo provocar em nós o acontecimento da Palavra de Deus.

Eis o que ele diz na Segunda Carta aos Coríntios: “As Sagradas Escrituras são inspiradas por Deus e, portanto, necessárias para ensinar a verdade e corrigir a mentira.

São as Escrituras que nos dão os critérios para fazermos frente ao erro, praticarmos a justiça e vivermos as exigências do amor” (2 Cor 3, 16).

É importante ler a bíblia não só com a inteligência mas também com o coração, deixando o Espírito Santo provocar no nosso coração o acontecimento vivo da Palavra de Deus.

Podemos dizer que a bíblia é uma mediação para o Espírito Santo dizer no nosso íntimo a Palavra de Deus.

Pela Encarnação o Filho Eterno de Deus comunicou-nos em grandeza humana a compreensão que ele tem da doação incondicional do amor de Deus Pai.

O Espírito Santo que o Filho nos envia leva-nos a saborear em grandeza humana a mesma alegria e gratidão que o Filho experimenta desde toda a eternidade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: