sábado, 14 de junho de 2008

A ARTE DE SER E CRESCER COMO PESSOA-I

I-CHAMADOS A SER E A CRESCER

Como pessoas em construção, os seres humanos foram criados para se criarem. A nossa vocação fundamental na História não se reduz apenas prolongar a vida mortal, mas construir a vida imortal.

Nascem os como seres hominizados, isto é, estruturados e capacitados para nos construirmos como pessoas.

O processo histórico da nossa estruturação pessoal é precisamente a tarefa da humanização. A humanização do ser humano é a condição para podermos tomar parte na Comunhão Universal da Família de Deus.

A Lei da humanização é esta: “Emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a comunhão universal”.

Isto quer dizer que a nossa humanização é, de facto, a primeira de todas as vocações. Falhar neste projecto é malograr a nossa razão de ser na História.

Jesus interpelava as pessoas no sentido de estas serem fieis aos seus talentos, pois a participação na plenitude da vida depende da fidelidade aos talentos.

Ser fiel aos talentos, portanto, significa realizar o melhor das suas possibilidades de humanização (Mt 25, 14-30; cf. Lc 19, 12-27).

Na verdade, a base da divinização do homem é a sua própria humanização. Por outras palavras, as pessoas humanas terão uma interacção orgânica tanto mais profunda com as pessoas divinas quanto mais longe chegarem na tarefa histórica da sua humanização.

Podemos dizer que o processo da humanização capacita a pessoa para acolher os outros como irmãos, condição essencial para comungar na Família Divina.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: