sábado, 14 de junho de 2008

A ARTE DE SER E CRESCER COMO PESSOA-II

II-TRANSFIGURADOS COM CRISTO

Jesus é o alicerce da Nova Humanidade. Ele é o fundamento da Nova Criação. Nele a Humanidade foi reconciliada com Deus, pois Deus já não leva mais em conta os pecados dos homens (2 Cor 5, 17-19).

A Carta aos Efésios, diz que Jesus destruiu os muros estreitos do moralismo e do dogmatismo, a fim de poder acontecer a verdadeira humanização do Homem.

A plena humanização do Homem só pode acontecer na medida que os seres humanos aprendam a criar condições para a fraternidade e a comunhão entre os homens de todas as raças, línguas, povos e nações.

É este o caminho para construir o Homem Novo, diz a Carta aos Efésios (Ef 2, 14-16). O processo de amadurecimento e humanização do Homem não pode acontecer sem a intervenção sempre presente do Espírito Santo na vida das pessoas.

Mas isto não é problema, pois o Espírito Santo faz do coração das pessoas, diz a Primeira Carta aos Coríntios um templo onde habita de modo permanente (1 Cor 3, 16-17).

Eis alguns sinais que indicam que está a acontecer crescimento e humanização da pessoa: À medida que se humaniza, a pessoa torna-se humilde e verdadeira.

A humildade é a capacidade de se relacionar com os outros numa linha de verdade, sabendo situar-se no convívio com os demais de modo correcto e adequado.

Ser humilde é ser verdadeiro em relação a si e aos outros, aceitando que a pessoa, para se realizar, precisa dos outros.

Com efeito, a plenitude da pessoa não está em si, mas na reciprocidade da comunhão. A pessoa que se humaniza começa a comunicar cada vez mais numa linha de verdade e amor.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: