quarta-feira, 25 de junho de 2008

OS TALENTOS E A TAREFA DA HUMANIZAÇÃO-V

V-A AUTOCONFIANÇA

É importante eliminar os pensamentos e sentimentos negativos, a fim de nos construirmos de maneira positiva. Com efeito, tornamo-nos em grande parte naquilo que pensamos.

A falta de confiança em si leva as pessoas a ter medo das novidades e dos desafios. Nunca chegamos além do que pensamos e esperamos.

A autoconfiança é um pouco o índice que nos indica o ponto onde podemos chegar. Se o horizonte da nossa confiança incluir a presença do dinamismo de Deus no nosso interior, certamente que a nossa esperança apontará para horizontes bastantes mais vastos.

Mas não devemos concluir que uma vida de sucesso se constrói apenas com feitos grandiosos. Muitas vidas de sucesso construíram-se, sobretudo, com realizações a que poderíamos chamar discretas e modestas.

A confiança que temos em nós faz germinar confiança nos outros, gerando uma dinâmica positiva que conduz a realizações mais ricas de conteúdos e perfeição.

A pessoa confiante consegue ainda antes de ter começado. A confiança conduz ao sucesso e este fortalece a confiança.

Sem autoconfiança até as mais pequenas realizações se tornam um tormento e fonte de um cansaço desproporcionado. A confiança e a motivação optimizam o nosso leque de possibilidades.

Uma pessoa sem motivações fortes e com um baixo índice de autoconfiança está condenada à mediocridade.

A autoconfiança abre-nos para o dinamismo amoroso e criador de Deus no nosso íntimo, levando a pessoa a dar frutos que ninguém podia imaginar:

“Se trabalhamos e lutamos, é porque colocamos a nossa esperança no Deus Vivo, Salvador de todos os homens” (1 Tim 4, 10).

A autoconfiança predispõe a pessoa para programar, decidir e executar projectos e tarefas, a fim de atingir os seus objectivos de realização pessoal.

A pessoa confiante não se deixa esmagar pelas preocupações. Acredita seriamente no dinamismo de Deus que actua no seu íntimo.

A pessoa confiante limpa a mente de preocupações e o coração de ressentimentos, ansiedades, invejas ou remorsos, substituindo-os por pensamentos e sentimentos de confiança em Deus.

Acredita nas suas capacidades, pois sabe que tudo pode graças à acção de Deus em si.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: