segunda-feira, 30 de junho de 2008

AS CRIANÇAS PRECISAM DE AMOR-III

III-OS FILHOS SÃO DONS DE DEUS

As crianças são o maior dom de Deus para os pais e para as sociedades. É verdade que os pais são a grande mediação de Deus para os filhos crescerem seguros e felizes.

Mas também é verdade que as crianças são um grande dom de Deus para os pais. As crianças têm tendência a viver e agir de acordo com a fé e confiança que os pais e educadores depositam nelas.

Há dois modos de destruir a felicidade de uma criança: dar-lhe castigos injustos e iniciá-las na prática do erro e da mentira.

Os pais não devem desanimar quando lhes parece que os filhos não escutam ou desprezam os seus conselhos.

Podem estar seguros que esses conselhos se foram comunicados com amor, ficam registados como pontos de referência dos seus filhos para toda a vida.

A sabedoria e o amor semeado no coração das crianças nunca mais desaparecerão. O amor dos pais actua nos filhos como força estruturante que os capacita para amar e se realizarem de modo satisfatório e feliz.

Os pais têm de ter presente que os seus filhos crescem depressa. Isto é importante, pois os pais, em geral, são as últimas pessoas a aperceberem-se de que os seus filhos já não são crianças.

Além disso, devem compreender que os filhos estão a crescer, não para serem seus filhos, mas para serem pais e mães dos seus netos.

É muito importante que os pais não tentem encerrar os filhos nos moldes que aprenderam dos seus pais.

É necessário compreender que os pais viveram noutros tempos, com padrões culturais diferentes.

Não se esqueçam de que é muito mau mentir às crianças. Uma mentira acaba sempre por se descobrir, acabando por desiludir e magoar as crianças.

Os pais e educadores nunca devem tratar as crianças como seres inferiores. É verdade que as crianças não são adultos, mas são pessoas humanas em pleno processo de humanização.

Os pais recordem-se de que o maior sucesso da sua missão é dar aos filhos a possibilidade de se realizarem e movimentar-se na vida com verdadeira autonomia.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: