quarta-feira, 25 de junho de 2008

OS TALENTOS E A TAREFA DA HUMANIZAÇÃO-IV

IV-FIDELIDADE AOS TALENTOS

Como Já vimos, a fidelidade aos talentos não implica sucessos contínuos. Uma vida de sucesso é o prémio da pessoa que tentou sempre, apesar dos fracassos que tenham surgido pelo caminho.

Há pessoas que se lamentam por não terem a sorte de outras pessoas que elas conhecem. A sorte que essas pessoas invejam, no entanto, não é fruto do mero acaso, mas o resultado de estar atento à hora de Deus.

É sinal de grande sabedoria habituar-se a decidir e fazer planos. Por outras palavras, não basta fazer coisas. É fundamental agir com sabedoria e método.

A sabedoria é, no fundo, a capacidade de saborear o sentido, e o alcance daquilo que fazemos. Não basta falar. Os seres humanos não são iguais ao que dizem, mas sim aos que faz.

Os talentos são apenas possíveis. É preciso que estes se realizem, isto é, deixem de ser realidade virtual para se converterem em realização pessoal. Ninguém pode fazer isto por nós.

A pessoa inteligente e sensata sabe que não pode sonhar o futuro com os modelos do passado.
Em termos de realização humana, o futuro é o que nos falta para atingirmos a nossa plenitude, a qual passa pelo novo e não pela mera repetição do passado.

Não passemos a vida a adiar. Não percamos as oportunidades que o dia de hoje nos oferece.
Na verdade, só nos podemos construir amanhã a partir do que fizermos hoje.

É verdade que é mais cómodo descansar no passado do que inventar o futuro. Mas não tenhamos ilusões, pois a vida não se compadece com os que desistem de ser fermento de futuro.

Não percamos as oportunidades que o dia de hoje nos oferece. Há pessoas que por terem lido um bom livro viram a sua vida transformar-se e dar um salto de qualidade.

O nosso dia de ontem pertence à história. Pelo contrário, o nosso dia de amanhã será fruto do que nós tenhamos feito no dia de hoje.

Isto quer dizer que o futuro não é algo totalmente novo e estranho onde temos de entrar. Pelo contrário, é algo que vamos projectando através das opções, escolhas e acções que realizemos no dia de hoje, como diz São Paulo:

“Não desanimemos na prática do bem, pois, se não desfalecermos, a seu tempo colheremos os frutos.

Por conseguinte, enquanto temos fé pratiquemos o bem para com todos, sobretudo com os irmãos na fé” (Ga 6, 9-10).

Os cristãos devem estar atentos às mudanças profundas que estão a acontecer no mundo devido às novas ideias e aos avanços a nível das ciências, das técnicas, das artes e das culturas.

É importante que os crentes acompanhem estas mudanças e as iluminem com a luz e a sabedoria que vem da Palavra de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: