sexta-feira, 27 de junho de 2008

REALIZAÇÃO PESSOAL E FRACASSOS-III

III-COMUNHÃO E LIDERANÇA

Lembremo-nos de que a nossa identidade espiritual é igual ao jeito de amar que fomos obtendo ao longo da nossa vida na história.

Por outras palavras, é agora o tempo de edificar aquilo que seremos para sempre. Este apelo é tanto mais sério quanto é verdade que ninguém nos pode substituir na tarefa da nossa realização.

É certo que o pensamento precede a acção. Mas também é verdade que o pensamento que não conduz à acção e à vida comprometida não passa de um pensamento estéril.

A responsabilidade implica a capacidade de fazer projectos e correr riscos. Quando é a Palavra de Deus a inspirar os nossos projectos e realizações, os nossos compromissos e acções são optimizados, pois estão de acordo com a verdade do Homem e a verdade de Deus.

Não nos esqueçamos de que ninguém se realiza sozinho. Precisamos dos outros para ter sucesso nos nossos projecto e realizações.

No entanto, os outros só estarão dispostos a caminhar connosco se estivermos dispostos a caminharmos com eles.

Tenhamos cuidado para não nos aproximarmos dos outros com a atitude de que sabe tudo.
A maneira válida de nos aproximarmos dos outros e obtermos a sua colaboração é a humildade e a simplicidade de quem deseja descobrir a verdade em comunhão com os demais.

Não conseguiremos criar comunhão se não nos alegrarmos com o sucesso dos que vivem ao nosso lado.

O melhor sinal de que realmente queremos crescer com os outros é a determinação de caminhar a seu lado.

É importante estimularmo-nos no sentido de voar cada vez mais alto. A pessoa que se limita a fazer o que faz a multidão nunca irá além de mediocridade.

A pessoa que se fundiu na mediocridade, nunca será seguida pela multidão à qual se juntou.
A pessoa que quer caminhar com outros deve ter a coragem de confiar neles.

O bom líder, apesar das dificuldades que possam surgir, consegue manter o facho da fé e da esperança aceso.

A pessoa autoritária procura agitar a bandeira do medo. O verdadeiro líder, pelo contrário, procura suscitar entusiasmo e gosto pela acção.

A pessoa autoritária está sempre a dizer “eu”. O líder competente, pelo contrário, prefere dizer sempre “nós”.

A pessoa autoritária gosta de dizer “vão”. O bom líder prefere dizer “vamos”. O autêntico líder é forte. Mas a sua fortaleza não o impede de ser próximo dos outros.

O bom líder é amável, mas não frágil, pois é uma pessoa determinada. O grande segredo da boa liderança está no diálogo e na arte de influenciar as pessoas pela via da motivação.

O bom líder consegue conduzir as pessoas para realizar mais, com mais qualidade e menos desgaste.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: