segunda-feira, 30 de junho de 2008

AS CRIANÇAS PRECISAM DE AMOR-IV

IV-MODELANDO A PERSONALIDADE DA CRIANÇA

Podemos dizer que a criança é um barro que precisa de ser modelado pelos outros. Cada criança é um feixe de possibilidades que falta realizar, uma história que é preciso construir para contar e um romance que falta escrever.

O jeito de nos relacionarmos com as crianças facilita ou dificulta a sua emergência e estruturação pessoal.

Apesar de a imitação dos adultos ter um papel fundamental na estruturação da criança, esta imitação não é obstáculo à emergência da sua originalidade pessoal.

Utilizando a imagem bíblica do barro, podemos dizer que a argila humana se vai modelando através das relações.

Ao nível da criança, as relações são, sobretudo, estruturantes, pois moldam-na e conferem-lhe traços de personalidade que perdurarão para o resto da sua vida.

A sabedoria popular sintetiza isto de modo sugestivo quando diz: “O que o berço dá a tumba o leva”. Isto é verdade tanto para o bem como para o mal.

A criança emerge e cresce estruturando-se de modo orgânico com o todo da Humanidade As pessoas não são ilhas.

Conhecemos bem o efeito mágico das agulhas nas mãos da bordadeira: entretecem o fio, dando origem a filigranas maravilhosas de renda.

Do mesmo modo, as relações humanas criam registos de experiências humanas que se vão estruturando de modo interactivo, influenciando-se mutuamente entre os seres humanos.

Estas experiências interagem e condicionam ou possibilitam as decisões da vida inteira de uma pessoa.

A criança é, de facto, um barro que vai sendo modelado pelos outros. A orientação básica do carácter de uma pessoa depende da qualidade das relações que os adultos mantiveram com essa pessoa quando ela era criança.

É bem conhecido de todos nós a fragilidade deste ser precioso que é a criança. Daqui a importância de estabelecermos com ela relações de amor e ternura, a fim deste barro se moldar como barro com coração, isto é, um ser capaz de amar e criar relações de fraternidade.

Só assim poderá atingir uma verdadeira maturidade humana e ser feliz.As relações são tão fundamentais para a criança se realizar, como o pão para crescer fisicamente.

Estamos talhados para a relação. A dinâmica das relações em que a criança cresceu capacita-a para se relacionar bem ou mal ao longo da vida.

Lembremo-nos de que ninguém é capaz de amar antes de ter sido amado. É por esta razão que o mal amado ama mal, isto é, com bloqueios e tropeções que tiram qualidade a muitas das suas relações com os outros.

A lei do amor é esta: O amor dos outros capacita-nos para amar. Por seu lado, a pessoa que foi mal amada, ama mal, apesar de não ter culpado disso.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: