quarta-feira, 4 de junho de 2008

JESUS É A CONFIRMAÇÃO DA VERDADE DE DEUS-II

II-A PROFECIA DE NATÃ PERDUROU ATÉ CRISTO

Esta profecia marcou toda a tradição bíblica sobre a vinda do Messias. De tal modo as pessoas tomaram esta profecia a sério que o evangelho de São Lucas a coloca na boca do anjo que anuncia o nascimento de Jesus a Maria.

Eis as palavras do evangelho de São Lucas: “Ele será grande e chamar-se-à Filho do Altíssimo, pois vai herdar o trono de seu pai David.

Reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim” (Lc 1, 32-33). Ao falar da Criação, o Livro do Génesis, diz que a serpente venceu a mulher, enganando-a e levando-a a comer o fruto proibido (Gn 3, 4-6).

Logo a seguir, Deus anuncia o castigo que a serpente vai sofrer devido à sua astúcia, dizendo-lhe que ela venceu a mulher, mas o descendente da mulher, vai esmagar-lhe a cabeça e destruir a sua força maléfica:

“Então o Senhor Deus disse à serpente: “Por teres feito isto és maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens.

Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-às de terra, todos os dias da tua vida. Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.

Esta esmagar-te-à a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar” (Gn 3, 14-15). São Paulo, pensando nesta vitória do descendente da mulher, diz que Cristo nasceu de uma mulher a fim de nos libertar e fazer de nós membros da Família Divina:

“Mas, quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da Lei, a fim de resgatar os que se encontram sob o domínio da Lei, a fim de recebermos a adopção de filhos.

E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: “Abba” ó Pai!

Deste modo já não és escravo mas filho. E se és filho és também herdeiro pela graça de Deus” (Gal 4, 4-7).

O descendente da mulher obteve-nos, pois, não apenas a vitória sobre a serpente, como também a graça de sermos membros da Família divina.


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias



Sem comentários: