quinta-feira, 12 de junho de 2008

DEUS HABITA E TRABALHA EM NÓS-III

III-DINAMIZADOS PELO AMOR CRIADOR

Sem uma abertura da nossa parte à presença do Espírito Santo, este não tem condições para agir em nós.

Como sabemos, Deus é amor e o amor propõe-se, mas nunca se impõe. Possuímos um feixe enorme de energias no nosso íntimo.

Mas estas energias só podem ser dinamizadas e orientadas de modo libertador na medida em que estejamos em sintonia com a acção de Deus em nós.

Quando activadas por traumas e experiências dolorosas, as energias do nosso ser profundo são activadas de modo descontrolado, dando origem a situações de sofrimento pessoal e distúrbio social.

É muito frequente encontrarmos pessoas infelizes por se sentirem inseguras e sempre com medo do que lhes possa vir a acontecer.

Há muitas pessoas que passa a vida inteira angustiadas e com medo da tragédia que nunca lhes aconteceu.

Estas pessoas têm de libertar a mente de pensamentos negativos, ocupando-a com outros pensamentos positivos.

Se o não puder fazer sozinha pode recorrer a uma ajuda técnica. Vale a pena meditar na seguinte sentença da Carta aos Filipenses:

“Tudo posso através de Cristo, o qual me fortalece e capacita” (Flp 4,13). É importante saber interiorizar esta e outras sentenças da sabedoria bíblica, a fim de crescer a nossa confiança em Deus e na vida.

Quanto mais difícil for a situação de uma pessoa maior deve ser o seu esforço para libertar a mente e o coração de medos e ansiedades.

Quanto mais a Palavra de Deus marcar a nossa mente e o nosso coração, mais seguros nos sentiremos.

Deus é amor, dizem as Escrituras (1 Jo 4, 7; 4, 16). Se isto é verdade, então as forças criadoras do Universo têm como origem o Amor.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: