quarta-feira, 18 de junho de 2008

A PALAVRA DE DEUS NA HISTÓRIA-I

I-A PALAVRA, A SABEDORIA E A VERDADE

Para a bíblia, a Palavra é uma força significante que brota de Deus e realiza aquilo que significa.
O evangelho de São João diz que apenas o Espírito Santo nos pode conduzir à Verdade plena:


“Quando vier o Espírito da Verdade, ele guiar-vos-á para a Verdade completa” (Jo 16,13). A verdade é a compreensão e enunciação correcta e adequada da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.


Não é difícil de entender como apenas Deus pode compreender e enunciar de modo correcto e adequado a realidade do próprio Deus, do Homem, do Universo e da História.


Graças à acção do Espírito Santo, a Palavra torna-se acontecimento vivo no coração dos crentes.
“O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á tudo.


Além disso, recordar-vos-á tudo o que eu vos disse” (Jo 14,26). O mundo não acolhe o Espírito Santo, por isso está privado da Verdade e da Sabedoria que vem de Deus:

“O Pai vai enviar-vos Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, pois não o vê nem o conhece.

Vós conhecei-lo, pois ele está junto de vós e em vós” (Jo 14, 17). Como fonte e origem da Sabedoria, Deus concede-a aos humildes que acolhem a sua Palavra com simplicidade de coração:

“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e aos doutores e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11, 25; Lc 10, 21).

Aqueles a quem Deus concede o dom da sabedoria começam a saborear as coisas com os critérios de Deus.

Num texto muito bonito, São Paulo demonstra o que é saborear as coisas com os critérios de Deus quando escreveu:

“O Reino de Deus não é uma questão de comida e bebida, mas sim de justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14, 17).

Por isso se considera enviado por Cristo para comunicar a Sabedoria de Deus aos homens:
“Ensinamos a Sabedoria de Deus, misteriosa e oculta, que Deus, antes dos séculos, de antemão destinou para nossa glória” (1 Cor 2, 7).

Em Jesus Cristo encontram-se ocultos todos os tesouros da Sabedoria e do conhecimento de Deus, diz a Carta aos (Col 2, 2-3).

O evangelho de São Lucas diz que Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens (Lc 2, 52).

Jesus diz aos Apóstolos que não precisam de estar preocupados sobre o que devem dizer nos momentos de perseguição, pois o Espírito Santo enchê-los-á de Sabedoria:

“Naquela hora dar-vos-ei eloquência e sabedoria, às quais nenhum dos vossos adversários poderá resistir nem contradizer” (Lc 21, 15).

O Livro Actos dos Apóstolos diz que Estêvão, no momento do seu martírio estava cheio do Espírito Santo e de Sabedoria, pelo que os seus inimigos não podiam resistir-lhe (Act 6, 10).


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: