sábado, 14 de junho de 2008

A ARTE DE SER E CRESCER COMO PESSOA-IV

IV-A CAMINHO DO ENCONTRO EM PLENITUDE

A pessoa humana só pode crescer e no processo da sua humanização na medida que faça do amor a rocha firme para edificar a sua casa.

Por outras palavras, a humanização não acontece quando a pessoa falseia a realidade do amor pretendendo, por exemplo, amar a Deus, mas ignorando o amor aos irmãos.

A bíblia une sempre o amor a Deus com o amor aos irmãos. À medida que se humaniza, a pessoa começa a aceitar que a pessoa do outro possa emergir na sua condição de pessoa única, original e irrepetível.

Isto significa que a pessoa amadurecida sabe aceitar a novidade e a diferença que constitui a identidade dos outros.

Começa a ser capaz de aceitar as pessoas por elas serem o que são e não por fazerem o que ela gostaria que eles fizessem.

Quanto mais a pessoa se humaniza mais procura comunicar numa linha de verdade e autenticidade.

No trato com os irmãos, a pessoa amadurecida não está com a seta dos interesses sempre virada para si.

Além disso cultiva a arte da partilha, procurando ajudar os outros não apenas com os seus teres, mas também com o seu ser e o seu saber.

Quanto maior é a maturidade de uma pessoa, mais esta sabe valorizar os demais, vendo neles uma dádiva que lhe possibilitam uma melhor realização.

Com efeito, as outras pessoas são mediações que Deus nos concede para nos podermos realizar.
A pessoa amadurecida tem consciência de que a sua realização e felicidade, depende do modo como vive as relações com os outros.

A nossa fé ensina-nos que a plenitude da pessoa não está em si, mas na reciprocidade da comunhão.

É esta a razão pela qual Deus é um só por ser uma só comunhão de três pessoas. Por outras palavras, o Uno em Deus é a Comunhão.

O plural, em Deus, é constituído por três pessoas, as quais encontram a sua plenitude na Comunhão Trinitária.

A Salvação acontece como dinâmica comunitária, não individual. Na verdade, nós somos incorporados na Família de Deus enquanto membros de uma união orgânica e dinâmica cujo coração é Cristo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: