sexta-feira, 20 de junho de 2008

PALAVRA E VIDA NO NOVO TESTAMENTO-IV


IV-A PALAVRA É LUZ E VERDADE

São João diz que a Palavra é a Verdade que nos liberta: “Se permanecerdes na minha Palavra sereis meus discípulos. Então conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo Jo 8, 31-32).

Ou então: “Se o Filho vos libertar sereis realmente livres” (Jo 8, 36). O Novo Testamento identifica Jesus Cristo com a plenitude da revelação.

Por isso ele é a Luz que nos capacita para vermos as coisas com os critérios de Deus: “A Palavra era a luz verdadeira que, ao vir ao mundo ilumina todo o homem” (Jo 1, 9).

Com efeito, o Homem não podia compreender Deus sem a revelação do próprio de Deus. Sem a luz da Palavra, disse Jesus a São Pedro, o ser humano só pode ver as coisas com as lentes humanas, isto é, com os critérios dos homens:

“Jesus virou-se para Pedro e disse-lhe: “Retira-te, Satanás, e afasta-te de mim, pois tu não entendes as coisas segundo os critérios de Deus, mas apenas com os critérios dos homens” (Mt 16, 23).

Devido à sua incapacidade de ver as coisas com as lentes de Deus, os seres humanos resistem muitas vezes à Palavra de Deus, como diz o evangelho de São João:

“A Luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a Luz” (Jo 3, 19). Após a sua ressurreição, Jesus abriu as mentes dos discípulos, a fim de eles compreenderem o plano de Deus:

O Senhor ressuscitado iluminou o coração e abriu a mente dos discípulos de Emaús, diz o evangelho de São Lucas, a fim de eles poderem entender as Escrituras (cf. Lc 24, 45).

Os que rejeitam Jesus Cristo andam nas trevas e não na luz, diz São João: “Na verdade, os que praticam o mal odeiam a Luz, e não se aproximam da Luz, a fim de as suas obras não serem vistas” (Jo 3, 19-20).

Como Palavra que verbaliza o mistério de Deus e do Homem, Jesus Cristo é a luz que nos faz ver a verdade e a mentira, o bem e o mal nas atitudes e acontecimentos históricos.

Após a sua ressurreição, Jesus deixou-nos o Espírito Santo, a fim de ser ele a guiar-nos no caminho da verdade, ajudando-nos a compreender o mistério de Cristo:

“Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade que procede do Pai e que eu vos hei-de enviar da parte do Pai, ele dará testemunho a meu favor” (Jo 15, 26).

Conduzidos e iluminados pelo Espírito Santo, os discípulos ficam realmente aptos para temunhar a ressurreição de Jesus Cristo:

“E vós também haveis de dar testemunho, pois estais comigo desde o princípio” (Jo 15, 27). São Paulo diz que após a ressurreição de Cristo, só pelo Espírito Santo nós podemos conhecer o dom da salvação em Cristo:

“Mas como está escrito, os olhos não viram e os ouvidos não ouviram, nem jamais entrou no coração dos seres humanos, o que Deus tem para nos dar.

Mas a nós, Deus revelou-nos estas maravilhas mediante o Espírito Santo” (1 Cor 2, 9-10). E depois acrescenta:

“Nós não recebemos o Espírito do mundo, mas o Espírito de Deus, a fim de conhecermos os dons que Deus tem para nos conceder gratruitamente através de Cristo” (1 Cor 2, 12).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: