segunda-feira, 23 de junho de 2008

QUANDO O ESPÍRITO SANTO ESTÁ CONNOSCO-V

V-E SE OESPÍRITO SANTO DISSESSE O QUE FAZ EM NÓS?

Eu habito no vosso coração, iluminando-vos e conduzindo-vos para a compreensão perfeita do Plano Salvador de Deus.

Sou o Consolador que vos conforta e dá força no momento das dificuldades e a luz que vos conduz para a verdade total (Jo.16,7-15).

Quando os inimigos da Fé vos atacarem estai confiantes, pois eu porei na vossa boca as palavras certas para vos defenderdes e dardes provas de que existe um Deus que é justo e verdadeiro (Mt 10,20; Mc 13,11).

Sou eu que faço cair dos olhos dos que aceitam Jesus Cristo essas escamas que obscurecem a mente e impedem a pessoa de compreender o mistério do Senhor ressuscitado.

Foi isto que eu fiz com o grande adversário da Fé, Paulo de Tarso que, depois, se tornou o grande Apóstolo São Paulo.

Por outras palavras, quando as escamas da escuridão mental caiem, as pessoas tornam-se apóstolos como São Paulo (Act 10, 44-47).

Sou eu quem dinamiza a acção salvadora de Deus a actuar nos vossos corações. Com o meu jeito especial de inspirar as pessoas, faço-as compreender a profundidade do mistério de Cristo e o plano salvador de Deus para toda a Humanidade.

Sou eu que vos dou a Sabedoria que vem do alto, conferindo-vos razões para celebrar com alegria o amor salvador de Deus (1Cor 2,10-15).

Se orardes comigo a vossa oração deixará de ser multiplicidade de rezas à maneira dos pagãos (Mt 6,7-8).

Eis o que São Paulo diz sobre o meu jeito de optimizar a vossa oração, fazendo dela um verdadeiro diálogo com Deus:

“Deste modo, o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, pois na oração não sabemos como orar de modo perfeito, nem o que devemos pedir.

Mas o Espírito Santo vem em nossa ajuda e intercede por nós com gemidos inefáveis. E Deus, como bom conhecedor dos nossos corações acolhe a intercessão do Espírito Santo, pois é de acordo com Deus que ele intercede por nós” (Rm 8, 26-27).

Sou eu quem vos introduz na família de Deus e vos faz compreender o significado profundo dessa expressão original que Jesus vos ensinou como modo de vos dirigirdes ao Pai dizendo: “Pai-Nosso”.

Só orando comigo a vossa oração será diálogo e comunhão com Deus. Como São Paulo disse, eu sou o selo de Deus que, no nosso coração, é a garantia de estardes marcados para o dia da Salvação (2Cor 1,22-23).

As profecias são inspiradas por mim. A pessoa que profere uma profecia verdadeira está comunicando a mensagem que eu lhe inspiro no mais íntimo do seu coração.

Como diz a Segunda Carta de São Pedro, nenhuma profecia verdadeira é simples produto da sabedoria humana ou da inteligência humana (2 Ped 1,21).

Eu sou em voz o princípio da Vida Nova. Eis a razão pela qual Jesus disse a Nicodemos que tendes de nascer de novo, através de mim (Jo 3,6).

Eu sou a seiva que vem de Jesus Cristo, a cepa da Videira, para vós que sois os ramos dessa mesma videira (Jo 15, 1-7).

Por outras palavras, se estiverdes unidos a Cristo recebereis a seiva da Vida Eterna, isto é, o meu dinamismo criador que faz de vós homens novos e membros da Família de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: