segunda-feira, 16 de junho de 2008

A BÍBLIA E O ESPÍRITO SANTO-II


II-O ESPÍRITO SANTO NOS TEMPOS MESSIÂNICOS

No Novo Testamento, Jesus assume as dimensões de rei, profeta e sacerdote. O Espírito é uma força que age sempre em harmonia com o querer de Deus (Sal 104, 4).

O Espírito de Deus é no interior do Homem uma espécie de interacção entre o homem e o Criador que o anima e mantém vivo.

O Espírito é sempre a Rua de Yahvé (Gn 6, 3). É a energia vital que Deus retira do interior da pessoa quando decide a morte desta (Sal 104, 29).

Quando Deus envia o seu Espírito, as coisas são criadas e a face da Terra é renovada (Sal 104, 30).

O homem apenas se mantém vivo respirando. Isto quer dizer que o Espírito é o princípio vital dos seres humanos.

A Primeira Aliança foi escrita num coração de pedra, isto é, nas pedras da Lei. A Nova Aliança, pelo contrário, é escrita pelo Espírito Santo no coração das pessoas.

A primeira Aliança atingia as pessoas sobretudo na exterioridade das normas leis e preceitos.
Mas o Senhor Deus vai fazer uma Nova Aliança, diz o profeta Jeremias, pois vai escrever a sua vontade não numa pedra mas num coração de carne (Jer 31, 31-33).

Na visão bíblica, o coração é a interioridade pessoal onde se joga a decisão de optar por Deus ou pelo pecado, o qual é sempre uma forma de idolatria.

O profeta Ezequiel é muito duro para com a idolatria. Israel, dizia ele, parece uma prostituta nua e envolvida na lama.

Deus tinha-o vestido com carinho, fazendo de Israel uma princesa, isto é, a sua esposa bem-amada e adornada com belas jóias (Ez 16, 6-14).

O Livro dos Números diz que Moisés gostaria que Deus difundisse o seu Espírito sobre todo o povo, a fim de todos poderem profetizar (Num 11, 29).

Alguns séculos mais tarde, o profeta Joel viria a dizer que a realização do sonho de Moisés se vai realizar ao chegarem os tempos messiânicos.

O Espírito de Deus, diz Joel, virá sobre todo o povo e todos profetizarão. (Jl 3, 1-2). Por outras palavras, o reino messiânico será o reino de profetas animados pelo Espírito de Deus.

Os falsos profetas seguem o seu espírito e não o Espírito de Deus. O espírito do Homem é apenas um dinamismo psíquico, o qual está sempre a mudar e a alterar-se, segundo os próprios humores e as condições externas em que vive.

Os que apenas se deixam conduzir pelo seu espírito são falsos profetas, pois são conduzidos por um espírito de mentira.

São cegos que não vêem e por isso não podem compreender o projecto de Deus (Ez 13, 3). Estão constantemente a mudar segundo os impulsos e emoções do seu espírito instável.

Como dependem das condições exteriores, os seus pronunciamentos são feitos para agradar aos homens.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: