quarta-feira, 4 de junho de 2008

JESUS É A CONFIRMAÇÃO DA VERDADE DE DEUS-III

III-FOI ANUNCIADO DURANTE SÉCULOS

Para São Paulo, Jesus Cristo é o restaurador das distorções operadas por Adão (Rm 5, 17-19).
Jesus Cristo é o Novo Adão, a Cabeça da Nova Criação (Rm 5, 17-18).

Graças a Jesus Cristo, o Novo Adão, a Humanidade já está reconciliada com Deus (2 Cor 5, 17-19).

O Novo Testamento vê em Jesus Cristo o Messias anunciado pelos profetas. Jesus de Nazaré realiza as antigas promessas e, portanto, ele é o coração das Escrituras.

São Mateus leva a genealogia de Jesus até Abraão, a fim de fazer dele o centro e a cúpula do Povo de Deus. Eis como ele inicia a genealogia de Jesus:

“Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão” (Mt 1,1). São Lucas, por seu lado, leva a genealogia de Jesus até Adão.

Com este procedimento, São Lucas quer dizer que, graças ao facto de Jesus formar uma unidade orgânica com a Humanidade inteira, Adão também é incorporado na família de Deus.

Jesus não é filho de Deus por estar unido a Adão, mas Adão é que é filho de Deus por estar unido a Cristo. Eis as Palavras do evangelho de São Lucas:

“Quando Jesus começou o seu ministério tinha cerca de trinta anos. Filho de David, Filho de Jacob, Filho de Isaac, Filho de Abraão, Filho de Noé, Filho de Adão, o qual foi filho de Deus (cf. Lc 3, 23-38).

Segundo o livro do Génesis, Abraão é a raiz de uma grande nação através da qual serão abençoadas todas as outras nações da terra (Gn 18, 18).

Noutra passagem diz ainda que todas as famílias da terra serão abençoadas na descendência de Abraão (Gn 12, 3).

O profeta Isaías diz que o Messias será um rebento de Jessé, modo poético para dizer que será filho de David (Is 9, 7).

O anjo da anunciação, segundo o evangelho de São Lucas, diz que Jesus é o filho de David que reinará eternamente sobre o trono de Jacob (Lc 1, 32-33).

O profeta Miqueias, para dizer que o Messias é filho de David, afirma que o Messias nascerá em Belém, pois esta foi terra natal de David:

“Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre as famílias de Judá, é de ti que vai surgir para mim, aquele que há-de reger Israel” (Miq 5, 1).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: