quinta-feira, 12 de junho de 2008

DEUS HABITA E TRABALHA EM NÓS-V

V-CRISTO É A ÁRVORE DA VIDA

O Livro do Génesis, querendo afirmar que Deus não nos criou para a morte diz que no centro do Paraíso estava a árvore da Vida.

Os frutos desta árvore, conferiam a vida eterna às pessoas que os comessem (Gn.2,9). Ao ser expulso do Paraíso, Adão ficou sem a possibilidade da vida eterna (Gn 3,22).

Deus enviou o Seu Filho que nos comunicou a Vida Eterna. Isto quer dizer que o Filho de Deus é a Árvore da Vida que nos dá o fruto da Vida Eterna, isto é, o Espírito Santo.

Todos os que comem deste fruto são ressuscitados com Cristo (Jo.6,55-58). O fruto da Árvore da Vida Eterna enche o nosso coração e a nossa mente com a força de Deus, activando o melhor das nossas energias e optimizando as nossas capacidades.

No nosso íntimo, diz o evangelho de São João, o Espírito Santo é uma nascente de Água Viva, a qual faz jorrar no nosso coração torrentes de Vida Eterna (Jo.4,14; 7,37-39).

O Espírito Santo é princípio animador de relações de amor e vínculo de comunhão orgânica. Ele é a ternura maternal de Deus.

Esta atenção à presença de Deus vai transformando a nossa mente e o nosso coração, ajudando-nos a ser positivos na nossa maneira de pensar e agir.

Vale a pena meditar no seguinte ensinamento da Carta aos Efésios: “Foi em Cristo que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho que vos salva.

Foi também em Cristo que acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido, o qual é a garantia da nossa herança no dia da salvação” (Ef 1, 13-14).

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: