sexta-feira, 20 de junho de 2008

PALAVRA E VIDA NO NOVO TESTAMENTO-III

III-PALAVRA E CONHECIMENTO DE DEUS

Na oração que fez após a última Ceia, Jesus dá graças ao Pai por nos enviar a sua Palavra, através da qual ele se nos deu a conhecer.

Conhecer o Pai, diz o evangelho de São João, é possuir a Vida Eterna. Eis a palavras de Jesus: “ Esta é a vida eterna: Que te conheçam, Pai, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem tu enviaste” (Jo 17, 3).

O termo conhecer, na bíblia, implica comungar e interagir de modo muito íntimo. Conhecer o Pai é interagir com ele através do Espírito Santo, como diz a Primeira Carta de São João:

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus.

Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.” (1 Jo 4, 7-8). O amor aos irmãos é o caminho seguro para chegarmos ao amor e ao conhecimento de Deus:

“A Deus nunca ninguém o viu. Mas se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós” (1 Jo 4, 12).

E mais à frente acrescenta: “Se alguém disser: “Eu amo a Deus, mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso, pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê.

Nós recebemos de Jesus este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão” (1 Jo 4, 20-21).

O pensamento de São Paulo vai nesta mesma linha. Ele diz que a pessoa que ama a Deus é conhecida pelo próprio Deus, isto é constitui com Deus uma verdadeira interacção amorosa:

“ Mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido por Deus (1 Cor 8, 3). Depois argumenta no mesmo sentido de São João, dizendo que só se pode chegar ao conhecimento de Deus através do amor.

O judaísmo pretendia chegar ao conhecimento de Deus através de uma pseudo ciência. Daqui a sua afirmação na Primeira Carta aos Coríntios:

“A ciência incha, mas o amor edifica” (1 Cor 8, 1). O conhecimento de Cristo implica uma união orgânica com ele. Na verdade nós formamos um só Corpo com Cristo ressuscitado (cf. 1 Cor 10, 17; 12, 27).

O evangelho de São João vai nesta mesma linha quando afirma: “Permanecei em mim que eu permaneço em vós.

Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim e eu e eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer.” (Jo 15, 4-5).

O conhecimento de Jesus Cristo é a base para conhecermos Deus Pai, afirma Jesus no evangelho de São João:

“Há tanto tempo que estou convosco, Filipe, e ainda não de conheces? Quem me vê, vê o Pai.” (Jo 14, 18).

Jesus repetiu esta mesma ideia quando disse aos discípulos: “Nesse dia compreendereis que eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós” (Jo 14, 20).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: