quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A PALAVRA DE DEUS COMO FONTE DA VERDADE-VI

VI-CRISTO RESSUSACITADO E A VERDADE

Jesus disse aos Apóstolos que só após a sua ressurreição atingiriam a raiz mais profunda da verdade, graças à acção do Espírito Santo neles:

“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não sois capazes de as compreender por agora.
Quando ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa” (Jo 16, 12-13).

Esta resposta não a deu Jesus a Pilatos, pois este pertencia aos senhores do mundo, os quais não têm acesso pleno à verdade.

Para a bíblia, a verdade não se reduz a um conjunto de enunciados doutrinais ou um conjunto de conceitos teóricos.

A verdade acontece em dinâmica de relações. Trata-se, não apenas de compreensão, mas também de enunciação e, portanto, de interacção.

Podemos dizer que as relações de amor são o fundamento em que se alicerça a verdade. Jesus disse aos judeus que acreditaram nele:

“ Se permanecerdes na minha Palavra sereis meus discípulos. Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres” (Jo 8, 31-32).

Como Palavra de Deus, Jesus é o eco da mensagem de amor de Deus Pai para nós. O evangelho de São João diz que a graça e a verdade nos vieram por Jesus Cristo (Jo 1, 14. 17).

A graça é, naturalmente o dom do Espírito que nos dá a vida Nova. Por outro lado, a verdade é a Palavra que, no evangelho de São João se identifica com o próprio Jesus Cristo (Jo 1, 1-3).

A primeira Carta de Pedro diz que a Palavra da Verdade nos purifica do pecado (1 Pd 1, 22). Jesus garante aos discípulos que eles estão limpos graças à Palavra que lhes foi comunicada e eles acolheram:

“Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. Vós estais limpos, devido à Palavra que vos anunciei. Mas nem todos estais limpos” (Jo 13, 10).

Quem age de acordo com a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras possam ser vistas, pois são feitas em Deus (Jo 3, 21).

Em comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: