sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CHAMADOS A REVELAR O ROSTO DE DEUS-V

V-CHAMADOS A REVELAR O ROSTO DE DEUS

Quando acolhemos a Palavra no nosso coração, o Espírito Santo consagra-nos para evangelizar o mundo, anunciando a ressurreição de Cristo e revelar ao mundo o rosto amoroso de Deus Salvador.

Eis o que diz a Primeira Carta a Timóteo: “A vontade de Deus é que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tim 2, 4).

Para poder revelar o rosto de Deus ao mundo, o Apóstolo precisa de possuir uma fé sólida e uma experiência de oração semelhante à de Jesus Cristo.

Por outras palavras, enquanto orava, Jesus fazia a experiência do face a face com Deus, condição essencial para revelar o rosto de Deus ao mundo.

Ao consagrar-nos, o Espírito Santo comunica-nos a coragem necessária para podermos denunciar os falsos deuses que dominam os homens de hoje:

A ânsia de poder, a fome de riquezas excessivas, o desejo da fama, a tentação de oprimir e explorar os outros.

São Paulo diz que a missão do Apóstolo é uma graça de Deus: “Foi-nos dada a graça de anunciar aos gentios a maravilhosa salvação de Jesus Cristo” (Ef 3, 8).

Ao recebermos a Palavra de Deus, o Espírito Santo envia-nos ao mesmo tempo, a fim de realizarmos a missão de sermos no mundo um sinal do rosto amoroso de Deus.

Eis as palavras de Jesus ao enviar os Apóstolos para a missão: “A Seara é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da seara que mande operários para a sua seara” (Lc 10, 4-5).

É urgente trabalharmos para que o Evangelho seja anunciado com eficácia ao nosso mundo como diz Jesus no evangelho de São Mateus:

“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens” (Mt 5, 13).

Depois acrescenta: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre o monte.

Nem se acende a candeia para a colocar debaixo da mesa, mas sim em cima, a fim de iluminar todas as pessoas” (Mt 5, 14-16).

O Apóstolo sabe que não leva Deus às pessoas. A sua missão é ajudar as pessoas a descobrirem o rosto de Deus e a sua presença salvadora no íntimo do seu coração.

Revelar o rosto amoroso de Deus às pessoas significa que a Palavra de Deus é comunicada de tal modo que as pessoas, animadas pelo Espírito Santo, vislumbram Deus, não como alguém distante e assustador, mas como uma presença amorosa no seu íntimo.

Como membro do Povo de Deus, o evangelizador faz parte de uma parcela de Humanidade que tem a missão de dizer a Boa Nova da Salvação ao mundo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: