sábado, 6 de setembro de 2008

QUANDO DEUS SE NOS REVELA-III

III-QUANDO BASTA O PÃO DE CADA DIA

Nessa manhã de sabor divino, Deus ajudou-me a compreender o seu jeito gratuito de nos querer bem.

Compreendi que o Deus do qual Jesus falava está sempre disposto a dar-nos o pão da palavra e a Força regeneradora do Espírito Santo.

Senti-me feliz, pois compreendi que logo pela manhã Deus está disponível para mim. O Espírito Santo, no íntimo do nosso coração, capacita-nos para saborearmos o sentido da vida e de cada novo dia.

De modo espontâneo e quase inconsciente senti que os meus lábios estavam a murmurar uma oração de gratidão:

“Tu és o Deus connosco. Tenho a certeza de que este dia vai ser muito bom. Obrigado, Deus Santo, por colocares em cada manhã a felicidade ao nosso alcance.

Tu és verdadeiramente o Emanuel, isto é, o Deus connosco”. Fazer de Deus uma questão central é dizer a Deus em cada manhã que nos dê o pão nosso de cada dia:

As necessidades materiais desse dia. A Palavra de Deus, pois nem só de pão vive o Homem.
Também faz parte do pão nosso de cada dia, o dom do Espírito Santo que, no nosso coração, está disponível e presente de modo adequado à realidade de cada pessoa.

Esta experiência deu-me a certeza de que as pessoas podem marcar encontro com Deus logo ao romper do dia sem precisar de se deslocar para longe.

É este, de facto, o modo de acolher o dom do alto. Não apenas as coisas que Deus nos dá, mas o próprio Deus se torna dom para nós como pão nosso de cada dia.

Nesse momento pude saborear de modo muito especial as palavras que São Paulo escreveu aos cristãos de Roma:

“O Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações” (Rm 5, 5). Nessa manhã em que experimentei a Sabedoria como dom de Deus saboreei o sentido da História e da Vida.

Experimentei a disponibilidade da Palavra de Deus que em cada manhã se dá a nós de modo gratuito como o orvalho da manhã.

Compreendi também a importância de Deixar o Criador entrar na nossa morada. Nessa manhã quente de Outono avançado, tornou-se claro para mim que Deus se propõe de modo gratuito, tal como o sol quando nasce.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: