segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ENSINAMENTOS IMPORTANTES DE JESUS-II

II-ESPÍRITO SANTO E MISSÃO MESSIÂNICA

É o Espírito Santo que, com o seu jeito maternal de amar, insere nesta inter-comunhão humano-divina (Rm 8, 14-15; Gal 4, 4-7).

É isto que São Paulo quer dizer quando afirma que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações Rm 5, 5).

O Espírito Santo é o grande dom messiânico que nos vem de Cristo Ressuscitado, diz o evangelho de São João (Jo 7, 37-39).

Pelo mistério da Encarnação, diz o evangelho de São João, foi-nos dado o poder de nos tornarmos filhos de Deus, não pela vontade da carne ou os impulsos humanos, mas sim por vontade de Deus (Jo 1, 12-14).

Na sinagoga de Nazaré, Jesus declara que o Espírito o consagrou para realizar a sua missão de salvar a Humanidade:

“O Espírito de Deus está sobre mim porque me ungiu, a fim de anunciar a Boa Nova aos pobres. Enviou-me a curar os de coração despedaçado e a anunciar a libertação aos cativos.

Enviou-me a dar vista aos cegos, a enviar em liberdade os prisioneiros e a anunciar o Ano da Graça do Senhor” (Lc 4, 18-19).

São Paulo entendeu muito bem a missão salvadora de Jesus quando afirmou: “Se alguém está em Cristo é um Nova Criação. Passou o que era velho. Eis que tudo se fez novo.

Tudo isto vem de Deus que nos reconciliou consigo em Cristo, não levando mais em conta os pecados dos homens” (2 Cor 5, 17-19).

A missão messiânica de Jesus situa-se, pois, no centro deste plano salvador de Deus. Por seu lado, esta dinâmica salvadora é obra do Espírito Santo que Jesus ressuscitado nos comunica.

O Espírito Santo é a Água Viva que faz emergir uma nascente de Vida Eterna no nosso Coração (Jo 4, 14).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: