segunda-feira, 22 de setembro de 2008

IMORTALIDAE OU RESSURREIÇÃO?-V

V-A IDENTIDADE HISTÓRICA DOS RESSUSCITADOS

A identidade histórica dos ressuscitados consiste no seu modo e capacidade de interagir amorosamente com Deus e os outros.

O evangelho de São Mateus diz que no momento Jesus morrer e ressuscitar muitos santos ressuscitam e começam a aparecer (Mt 27, 52-53).

Ressuscitar com Cristo é participar da dinâmica ressuscitante que emana dele e nos torna participantes da sua vitória sobre a morte.

O evangelho de João exprime isto de maneira muito bonita ao falar da Eucaristia (Jo 6, 51). A fé cristã leva consigo a certeza jubilosa de que a nossa meta não é o vazio da morte, pois esta foi vencida por Cristo ressuscitado.

Não basta o facto de a pessoa humana ser imortal para atingir a plenitude da Vida Eterna. Esta atinge-se mediante a ressurreição com Cristo.

A salvação e a Vida Eterna é um dom de Deus para todos os seres humanos, seja qual for a sua raça, língua, nacionalidade ou religião.

No entanto, Ninguém atinge a plenitude da Vida Eterna fora de Cristo ressuscitado. Para participar nessa plenitude basta ter a veste nupcial, isto é, um coração capaz de comungar com Deus e os irmãos.

Todas as pessoas que tenham um coração capaz de comungar ressuscitam com Cristo e são assumidas na plenitude da Vida Eterna.

Por outras palavras, a ressurreição de Cristo proporciona-nos a Vida Eterna, não a imortalidade, pois esta é um dado inerente ao facto de sermos pessoas, isto é, seres com vida espiritual.

Do mesmo modo, a imortalidade, só por si, não é suficiente para participarmos na plenitude da ressurreição com Cristo.

Só na medida em que fazemos um todo orgânico com Jesus Cristo somos ressuscitados e
divinizados mediante a incorporação na comunhão da Família Divina.

Isto quer dizer que a dinâmica da Vida Eterna é constituída por relações de comunhão amorosa.
A ideia pagã da imortalidade da alma não tem qualquer fundamento bíblico.

De facto, a teoria da imortalidade da alma é um produto sobretudo da filosofia grega. Jesus Cristo é o salvador de pessoas, não de almas.

A Divindade é constituída por três pessoas, não por três almas. Do mesmo modo, a Humanidade é constituída por uma multidão incontável de pessoas, não de almas.

As pessoas humanas estão chamadas a ser divinas, pois são pessoas capacitadas para comungar com as pessoas divinas.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: