sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CHAMADOS A REVELAR O ROSTO DE DEUS-II

II- MOISÉS E A REVELAÇÃO DO ROSTO DE DEUS

O Livro do Êxodo relata-nos um episódio onde aparece Moisés a pedir a Deus para lhe mostrar o seu rosto.

Deus respondeu-lhe dizendo que o ser humano não pode ver o rosto de Deus e continuar a viver.
“Não podes ver o meu rosto, disse Deus, pois o homem não me pode ver e continuar a viver” (Ex 33, 20).

É evidente que um texto como este não é para ser tomado à letra. Na verdade, o autor quer dizer apenas que Deus e Moisés não são iguais. O ser humano é imperfeito e limitado.

Deus, pelo contrário, é perfeito e infinito em todas as suas perfeições. Dizer que o homem não pode ver o rosto de Deus quer dizer que o Homem não tem capacidade para captar Deus de modo perfeito.

A prova de que o autor não pretende ser tomado à letra, é que no capítulo vinte e quatro do mesmo Livro do Êxodo o autor diz que Moisés viu a face de Deus.

Apesar de ter visto a face de Deus e ter comunicado face a face com ele, Moisés não morreu (Ex 24, 10-11).

O livro do Deuteronómio diz que Moisés foi especial entre os profetas, pois Deus comunicou face a face com ele (Dt 34, 10).

Estes textos pretendem afirmar a excepcional intimidade que existia na relação de Deus com Moisés.

A aparente contradição destes textos não é mais que uma tentativa de afirmar por um lado a total transcendência de Deus e, por outro, a sua presença junto do Homem.

Por vezes a bíblia dá a entender que Deus esconde o seu rosto quando está magoado com os pecados do povo.

Neste caso, esconder o rosto corresponde a afastar-se do Homem. A palavra hebraica “Paniym” significa rosto e presença. Portanto, esconder o rosto é retirar-se, afastar-se.

O livro do Êxodo apresenta Moisés como o grande revelador do rosto de Deus. A maneira de ele realizar esta missão consiste em fazer de medianeiro entre Deus e o povo.

Moisés realiza esta missão indo ao encontro de Deus e vindo ao encontro do Povo com a mensagem de Deus.

Por outras palavras, o medianeiro da Palavra de Deus é alguém que fala de Deus como de alguém com quem acabou de se encontrar.

Eis alguns textos significativos: E Moisés subiu até Deus (Ex 19, 3). Então Moisés desceu de junto de Deus e falou aos anciãos do Povo (Ex 19, 7).

Moisés levou as palavras do Povo até junto de Deus (Ex 19, 8). Então Moisés desceu da montanha até à planície onde se encontrava o Povo (Ex 19, 14).

O Senhor chamou Moisés do alto da montanha. Moisés subiu até ao topo da montanha, encontrando-se com Deus (Ex 19, 20).

Depois, Moisés desceu até junto do Povo e disse (Ex 19, 25). Moisés foi receber as tábuas da Lei. O Povo, aterrorizado, mantinha-se à distância e não quis aproximar-se da nuvem densa na qual Deus se tornava presente a Moisés (Ex 20, 18-21).

O Povo mantinha-se à distância, enquanto Moisés se aproximou da densidade da nuvem na qual Deus estava presente (Ex 20, 21).

Então Moisés desceu até junto do Povo e relatou todas as palavras do senhor e os seus preceitos (Ex 24, 3);

De novo Moisés subiu à montanha e a nuvem cobriu o topo da montanha (Ex 24, 15). Então, Moisés recebeu as tábuas da Lei, as quais foram escritas pelo próprio dedo de Deus (31, 18).

Depois, Moisés desceu da montanha, trazendo as Tábuas da Lei, as quais estavam escritas dos dois lados (Ex 32, 15).

Depois, Moisés voltou até junto de Deus (Ex 32, 31). Então, Deus disse a Moisés: “Agora vai e conduz o Povo até onde eu te disse” (Ex32, 34).

Moisés desceu da montanha, mas não sabia que o seu rosto brilhava em virtude de ter falado com Deus (Ex 34, 29).

O rosto do portador da Palavra de Deus leva em si a marca da própria Palavra.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

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