segunda-feira, 22 de setembro de 2008

IMORTALIDAE OU RESSURREIÇÃO?-II

II-JESUS E A VIDA ETERNA

O Livro do Génesis diz que após o pecado de Adão, Deus expulsou-o do paraíso. Deste modo, Adão ficou sob o domínio da morte, pois ficou sem acesso à Árvore da Vida (Gn 3, 22-24).

O Novo Testamento apresenta-nos Jesus como o Redentor que veio corrigir as distorções provocadas por Adão. Jesus ressuscitado é o Novo Adão, diz São Paulo (Rm 5, 17)

O evangelho de São João associa a missão de Cristo com a Vida eterna. Jesus tem dá-nos o fruto da Vida Eterna graças ao qual nós viveremos para sempre.

O Novo Testamento não confunde Vida Eterna com simples imortalidade. Jesus dá-nos o fruto da Vida Eterna, a qual não é uma simples imortalidade.

A Vida Eterna implica ressuscitar com Cristo. Eis as palavras de Jesus no evangelho de São João:
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu hei-de ressuscitá-lo no último dia (Jo 6, 54).

O fruto da Vida Eterna que Jesus nos dá é o Espírito Santo. No nosso íntimo, o Espírito Santo é como uma nascente de Água Viva que alimenta e fortalece em nós a Vida Eterna (Jo 7, 37-39).

Ao romper a aliança com Deus, Adão fechou-nos as portas do paraíso (Gn 3, 22-24). Jesus Cristo é o Novo Adão fiel à vontade de Deus, aquele que tornou possível a realização da Nova e Eterna Aliança. Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: