segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A GRANDEZA DO HOMEM SONHADO POR DEUS-I

I-A CONDIÇÃO HISTÓRICADA PESSOA

A pessoa é um mistério, isto é, uma realidade não evidente. Na verdade, as pessoas, na sua realidade mais profunda, não são evidentes.

Mas revelam-se de modo gradual e progressivo através das relações, sobretudo através das relações de amor.

Só o amor consegue desmontar as defesas através das quais a pessoa não se deixa invadir pelo outro.

Por estarmos em realização histórica, ainda não somos seres na sua plenitude. Somos seres históricos, tanto na nossa realidade corporal, como no nosso ser espiritual.

É por esta razão que nós, para nos dizermos, temos de contar uma história. Somos todos diferentes, não apenas a nível genético como também a nível de vivências históricas.

Eis a razão pela qual cada pessoa é única, original e irrepetível. Devido à nossa condição de seres históricos, o nosso presente interage com o passado e prepara as possibilidades de futuro.

O nosso passado condiciona-nos, mas não anula as nossas possibilidades de realização. Na verdade, as outras pessoas possibilitaram-nos, mas também nos condicionaram.

Com efeito, começamos por ser o que os outros fizeram de nós, mas o mais importante é o que agora fazemos com as possibilidades que re4cebemos dos demais.

Quanto melhor conhecermos a nossa história pessoal, melhor nos podemos dar conta do leque de possibilidades e também dos condicionamentos que nos limitam.

No fundo é a questão dos talentos de que Jesus falava (Mt 25, 14-30). Ninguém é herói por ter recebido muitos talentos, como ninguém é culpado por ter recebido poucos.

Neste ponto, a heroicidade acontece no modo como nos realizamos, fazendo render os nossos talentos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: