quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A PALAVRA DE DEUS COMO FONTE DA VERDADE-IV

IV-A FORÇA LIBERTADORA DA VERDADE

A mente e o coração dos seres humanos estão moldados para a verdade. É por esta razão que nos sentimos magoados e tristes quando verificamos que alguém nos mentiu e enganou.

Os antigos filósofos gregos entendiam a verdade como una questão de meros conceitos abstractos.

Por outras palavras, a verdade, para a filosofia grega, era entendida como uma teoria que funcionava como uma cadeia lógica de conceitos abstractos.

Para a bíblia, pelo contrário, a verdade emerge e no coração e nas atitudes da pessoa. Ao agir de acordo com a verdade, o ser humano estrutura-se como pessoa verdadeira.

É certo que a inteligência, orientada pelas ciências e a filosofia, é capaz de atingir aspectos importantes da verdade.

Mas não basta a inteligência para atingirmos a verdade que edifica a liberdade e o amor. A Palavra de Deus faz emergir no coração das pessoas que a acolhem essa realidade a que São Paulo chama a Sabedoria que vem do Alto.

Trata-se da capacidade de saborear a realidade com os critérios do Espírito Santo que habita no nosso coração.

Podemos dizer que sem a sabedoria, a ciência não chega para humanizar o Homem e a História.
De facto a História demonstra que a ciência, vazia da Sabedoria, já serviu para destruir muitos milhões de seres humanos.

Sem a Sabedoria a ciência carece de critérios para olhar o Homem a História e o cosmos como um projecto talhado para o amor.

À luz do Novo Testamento, portanto, a verdade tem a sua fonte no Espírito Santo que nos comunica a Palavra e nos capacita para valorizarmos as coisas com os critérios de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: