sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CHAMADOS A REVELAR O ROSTO DE DEUS-IV

IV-OS CRISTÃOS E O ROSTO DE DEUS

À imitação de Jesus, as comunidades cristãs estão chamadas as ser no mundo uma revelação do rosto de Deus.

Como sabemos, o Corpo de Jesus ressuscitado é um corpo glorioso, isto é, espiritual (1 Cor 15, 44- 45).

Isto quer dizer que Cristo já não tem um corpo físico para se comunicar com os homens. Esta é a razão pela qual os cristãos estão chamados a ser no mundo o corpo de Cristo, a fim de serem no mundo uma revelação do rosto de Deus.

A comunidade é uma mediação privilegiada para revelar o rosto de Deus, pois é animada pelo Espírito que consagrou Jesus, a fim de revelar o rosto comunitário de Deus.

Na verdade, Deus não é uma pessoa mas uma comunidade amorosa de três pessoas. A primeira Carta aos Coríntios diz que fomos baptizados no mesmo Espírito, a fim de formarmos um só corpo (1 Cor 12, 13).

Podemos dizer que a comunidade cristã está chamada a ser sacramento do amor salvador de Deus pela Humanidade.

Além da união orgânica que liga Cristo e a Humanidade, os cristãos estão ligados a Cristo mediante um vínculo sacramental.

Na Primeira Carta aos Coríntios, São Paulo não se cansa de afirmar que a comunidade cristã é o Corpo de Cristo (1 Cor 10, 17; 12, 27; 12, 13).

O Corpo de Cristo é, pois, uma comunhão orgânica dinamizada pelo Espírito Santo. Este mistério é revelado de modo sacramental pela comunhão eucarística (1 Cor 10, 17).

Mas para lá disso, as comunidades cristãs são alimentadas pela Palavra e pelo Espírito, os dois pilares da vida teologal de fé, esperança e amor-caridade, isto é, o amor ao jeito de Deus.

A vida teologal é o que distingue o cristão do não cristão. Isto quer dizer que temos um dado original em relação a todos os outros seres humanos.

Este dado original é a novidade que nos constitui como um sacramento que explicita a presença de Cristo e revela ao mundo o rosto de Deus.

É esta a razão pela qual os cristãos estão chamados a ser evangelizadores no mundo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: