sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CHAMADOS A REVELAR O ROSTO DE DEUS-I

I-O ROSTO DE DEUS COMO MISTÉRIO

O rosto de Deus, na Bíblia, significa o ser e a identidade de Deus. Quando a bíblia diz que um patriarca ou um profeta procurava o rosto de Deus queria dizer que esse personagem desejava entrar em intimidade com Deus.

Quando a bíblia fala da impossibilidade de ver a face de Deus, quer dizer que a capacidade humana para saborear a intimidade e a comunhão com Deus é limitada.

Com o acontecimento da morte, a nossa capacidade de ver a face de Deus é optimizada, pois já não está condicionada pelas limitações do nosso ser exterior.

Procurar o rosto de Deus, portanto, é o mesmo que procurar o coração de Deus e a comunhão com ele.

Procurar o rosto de Deus é desejar conhecer mais profundamente o plano de Deus, a fim ter os seus critérios para agir e valorizar as coisas, amando o que Deus ama.

Na medida que tenhamos critérios idênticos aos de Deus, o nosso querer e o nosso agir estarão em sintonia com a vontade divina.

Os santos, na Bíblia, são os seres humanos que viviam atentos à vontade e ao plano de Deus.
Quando procuramos a face de Deus estamos a responder ao apelo do Espírito Santo que, no nosso íntimo, desperta a o desejo de encontrar o amor incondicional de Deus.

Consciente de que a presença e a acção do Espírito Santo acontece no mais íntimo da pessoa, São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Isto quer dizer que é no íntimo do nosso coração que somos incorporados na comunhão orgânica da Família de Deus.

Com o seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo põe-nos face a face com o Pai que nos acolhe como filhos e com o Filho de Deus que nos acolhe como irmãos com os quais partilha a sua herança (Rm 8, 14-17).

Quanto maior for a nossa fidelidade ao Espírito que nos habita mais profunda será a nossa comunhão familiar com o Espírito de Deus.

O livro do Génesis diz que numa certa noite o patriarca Jacob passou a noite a lutar com uma figura desconhecida.

Pela manhã, ao aperceber-se de que se tratava de Deus, Jacob ficou espantado, pois viu Deus face a face e não morreu (Gn 32, 30).

Subjacente a este relato está a ideia de que o homem não pode ver o rosto de Deus, isto é, não pode entrar no mistério do ser e da identidade de Deus.

O rosto de Deus, na bíblia é um mistério, isto é, uma realidade secreta e oculta à qual o Homem não tem acesso por si.

Por outras palavras, o mistério, na bíblia, é um segredo, isto é, uma realidade desconhecida à qual o ser humano só pouco a pouco pode ter acesso quando Deus o revelar.

Eis as palavras de São Paulo na Carta aos Efésios: “Por revelação me foi dado conhecer o mistério, tal como vo-lo apresentei de modo sumário.

Ao lê-lo podereis compreender a compreensão que eu tenho do mistério de Cristo, o qual não foi dado a conhecer dos homens do passado.

Mas agora Deus o revelou pelo Espírito Santo aos seus santos Apóstolos e Profetas” (Ef 3, 3-5).

A Carta aos Colossenses diz que a missão de São Paulo é anunciar a rique3za e profundidade do mistério de Cristo, a fim de as pessoas poderem dar a conhecer o mistério de Deus em quem se encontram escondidos os tesouros da Sabedoria e do conhecimento de Cristo” (Col 2, 2-3).

No evangelho de São Mateus, Jesus diz aos seus discípulos que eles têm o privilégio de aceder aos mistérios do Reino:

“A vós foi-vos dado conhecer o mistério do Reino dos Céus, mas aos de fora não” (Mt 13, 11).
No evangelho de São Lucas, Jesus é ainda mais explícito quando afirma:

“Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. Na verdade, muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!” (Lc 10, 23-24).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: