quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A PALAVRA DE DEUS COMO FONTE DA VERDADE-V

V-REVELAÇÃO E VERDADE

A verdade, como vimos acima, é a compreensão e enunciação correcta e adequada da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.

Isto quer dizer que o Homem, só por si, não consegue atingir a verdade plena. Como o Homem não tem capacidade para atingir a verdade plena, Deus tomou a iniciativa de revelar à Humanidade os horizontes máximos da verdade.

Graças à revelação, os seres humanos podem saborear o pleno sentido da Vida humana e do Cosmos no projecto criador e salvador de Deus.

A primeira Carta aos Coríntios diz que os senhores do mundo, fecharam à revelação, ficaram privados da Verdade de Deus.

“Nós ensinamos a sabedoria de Deus, diz São Paulo, mistério oculto e que Deus, antes dos séculos, predestinou para nossa glória.

Nenhum dos senhores deste mundo a conheceu, pois se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Mas como está escrito, o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração humano não pressentiu, Deus o preparou para aqueles que o amam.

A nós porém, Deus o revelou por meio do Espírito Santo, pois o Espírito tudo penetra, mesmo as profundidades de Deus” (1 Cor 2, 7-10).

Segundo o evangelho de João, Pilatos perguntou a Jesus o que é a verdade, apesar de a ter mesmo em frente dos seus olhos. Não tinha o coração preparado para atingir a raiz profunda da mesma da verdade.

É no mesmo evangelho de São João que Jesus se declara o caminho a verdade e a vida: O coração dos Apóstolos só ficou preparado para acolher a verdade da revelação com o dom pascal do Espírito Santo.

De facto, a verdade da revelação emerge no nosso coração pela acção do Espírito Santo. É por esta razão que o homem tem de nascer de novo pelo Espírito Santo (Jo 3, 6).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: