quinta-feira, 25 de setembro de 2008

JESUS CRISTO COMO REDENTOR-VI

VI-A IGREJA E A NOVA HUMANIDADE

A comunidade cristã é o sacramento desta unidade orgânica universal já enxertada e assumida em Deus.

São Paulo insiste em que os membros da comunidade formam o corpo de Cristo: “Comemos de um só pão para formarmos um só corpo” (1 Cor 10, 17).

E ainda: “Vós sois membros do Corpo de Cristo. E cada um de vós é uma parte deste corpo” (1 Cor 12, 27).

Sabemos como o corpo é mediação de encontro e comunicação. Como corpo de Cristo, a comunidade é mediação de encontro e comunicação de Cristo ressuscitado com o mundo.

A Carta aos Efésios vai nesta mesma linha quando afirma: “Portanto, cada um deite fora a hipocrisia e fale a verdade ao seu irmão, pois somos membros de um só corpo” (Ef 4, 25).

A raiz desta comunhão orgânica universal é Jesus ressuscitado. O Espírito Santo é o princípio de organicidade e dinamismo que anima todo o corpo.

Servindo-nos da imagem da união orgânica entre a videira e os ramos, podemos dizer que o Espírito Santo é a seiva que circula da cepa para os ramos, vivificando-os e tornando-os fecundos (Jo 15, 1-8).

Inseridos na comunhão universal da Família Divina e Animados pelo Espírito Santo a nossa vida fica capacitada para dar frutos de excelente qualidade.

A Carta aos Gálatas diz que graças à união com Cristo e à fecundidade do Espírito Santo, nós vamos superando os frutos da carne, isto é, as acções do homem velho.

Deste modo nos vamos tornando de modo gradual e progressivo a Nova Humanidade enxertada em Cristo:

“A carne deseja o que é contrário ao Espírito e o Espírito o que é contrário à carne. Se sois conduzidos pelo Espírito não estais sob o domínio da carne, pois as obras da carne são patentes:

fornicação, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, fúrias, ambições, discórdias, partidarismos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas parecidas.

Sobre estas coisas vos previno como já o fiz antes quando vos disse que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

Por seu lado, os frutos do Espírito São: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio.

Contra estas coisas não há lei. Os que são de Cristo crucificaram a carne. Se vivemos pelo Espírito, sigamos o Espírito. Não nos tornemos vaidosos, provocando-nos e tendo inveja uns dos outros” (Gal 5, 17-26).

O amor é muito mais do que uma questão de emoções. Podemos dizer que o amor é o sinal seguro e a garantia de que Deus está em nós, pois Deus é amor.

Unidos a Jesus, o Homem Novo, a Humanidade é a Nova Criação, reconciliada com Deus em Jesus Redentor (2 Cor 5, 17-19).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: