segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ENSINAMENTOS IMPORTANTES DE JESUS-VI

VI- A NOVIDADE DA MENSAGEM DE JESUS

A novidade da mensagem de Jesus tem a ver com o amor. É certo que Jesus não foi o primeiro mestre espiritual a insistir na necessidade de amar o próximo.

A obrigação de amar o próximo para agradar a Deus e obter as suas bênçãos é proclamada ao longo de todo o Antigo testamento.

Os profetas insistiam em que, sem o amor fraterno, os cultos não podiam agradar a Deus: Eis o que o profeta Isaías disse setecentos e tal anos antes de Cristo:

“De que me serve a multidão das vossas vítimas, diz o senhor. Estou cansado de holocaustos de carneiros e de gordura de bezerros.

Não me agrada o sangue dos vitelos, dos cordeiros ou dos bodes. Quando viestes ao meu santuário para me prestar culto, quem reclamou de vós semelhantes dons?

Não me ofereçais dons inúteis. O vosso incenso é-me abominável. As celebrações lunares, os sábados, as reuniões de culto, e as solenidades são-me insuportáveis.

Quando levantais as vossas mãos para mim afasto de vós os meus olhos. Podeis multiplicar as vossas preces que eu não as atendo, pois as vossas mãos estão cheias de sangue inocente.

Lavai-vos, purificai-vos e tirai da frente dos meus olhos a malícia das vossas acções. Cessai de fazer o mal e aprendei a fazer o bem. Procurai o que é justo, socorrei os oprimidos.

Fazei justiça aos órfãos e defendei as viúvas. Agora podeis vir, pois vamo-nos a entender, diz o Senhor.

Mesmo que os vossos pecados sejam vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã” (Is 11-18).

Como vemos, a primazia do amor está no centro das grandes mensagens proféticas. A novidade de Jesus, em relação ao amor, está no facto de nos mandar amar ao jeito de Deus, isto é, com amor caridade.

Segundo Jesus, a lógica humana não é a medida do amor. A medida perfeita do amor é o coração de Deus, do qual nos devemos aproximar o mais possível.

Eis as palavras de Jesus no evangelho de São Mateus: “Ouvistes o que foi dito: amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos:

"Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Procedendo deste modo tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está nos Céu, pois ele faz com que o sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.

Se amais apenas os que vos amam que recompensa haveis de ter? Não fazem assim também os cobradores de impostos?

E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isso os pagãos?
Portanto, sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai do Céu” (Mt 5, 43-48).

Jesus aponta aos discípulos a perfeição do amor de Deus como meta para o seu amor. Com esta proposta, Jesus não queria dizer que o homem pode igualar a perfeição do amor de Deus, mas sim afirmar que o amor não pode encerrar-se em normas, leis e preceitos criados pelo Homem.

A vida teologal é a única realidade que distingue o cristão do não cristão. O amor dos não cristãos é amor verdadeiro e, por conseguinte, dinâmica da salvação.

Mas o amor caridade, isto é, o amor ao jeito de Deus adquire um horizonte novo graças à Palavra e à acção Espírito Santo no coração dos crentes.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: