sábado, 1 de março de 2008

A VIDA COM LETRA GRANDE-V

V-A VIDA COM MAIÚSCULA E O AMOR

O Livro do Génesis diz que Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança (Gn 1,26-27).
Por isso o ser humano tem um coração faminto de amor.

O amor é o fruto mais rico da Vida com Maiúscula. Nós fomos criados para amar. No entanto, nós necessitamos do fruto da Árvore da Vida, isto é, o Espírito Santo, a fim de nascer em nós a vida com maiúscula que é a comunhão com Deus e os irmãos.

A pessoa humana só pode ser livre se tiver a possibilidade de decidir e escolher. Eis a razão pela qual, no Paraíso, tinha de haver outra árvore além da Árvore da Vida, a fim de o homem poder escolher e, deste modo, se tornar livre.

As duas árvores significam a capacidade que a pessoa humana tem de escolher pelo bem ou o mal.

O Homem cedeu à tentação e comeu o fruto errado. A tentação é uma insinuação que emerge na nossa mente, convidando-nos a agir em sentido oposto ao plano de Deus.

Como Deus é Amor infinito, não podia deixar de nos amar infinitamente. Por isso, através do seu Filho deu-nos um beijo que faz de nós filhos de Deus:

No momento da sua morte e ressurreição, Jesus Cristo abriu de novo o Paraíso e pôs a vida com maiúscula ao nosso alcance.

Eis o que Jesus diz ao Bom Ladrão no momento de morrer: “Em verdade te digo: hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43).

Pela ressurreição de Jesus a Humanidade passa a fazer parte da Família de Deus. Jesus ressuscitado é a Árvore da Vida que nos oferece o Espírito Santo, o fruto da vida com maiúscula, isto é, a Vida Eterna.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: