segunda-feira, 31 de março de 2008

O CRISTÃO E O SENTIDO DA VIDA-II

II-FÉ CRISTÃ E SENTIDO DA VIDA

Só a Revelação de Deus pode projectar luz sobre tantos acontecimentos que parecem tirar sentido à vida.

A Palavra de Deus potencia o sentido daquilo que já o tem e confere sentido àquilo que, à simples luz da razão, parece não ter qualquer sentido.

Por isso podemos falar de um sentido racional e de um sentido teologal da vida. Este emerge a partir da meditação e do aprofundamento da vida cristã.

Podemos dizer que o sentido teologal da vida vai emergindo à medida em que a Palavra de Deus vai sendo dita pelo Espírito Santo nos nossos corações.

O que distingue o cristão dos não cristãos é precisamente o horizonte teologal da vida. A vida teologal é um Dom de Deus, não uma conquista do Homem.

É a sabedoria que emerge no coração do crente à medida em que o Espírito Santo nos vai dizendo a verdade de Deus, do Homem, da História e do Homem.

Na verdade, a revelação vai-nos ajudando a compreender quem somos, qual o nosso lugar no plano salvador de Deus.

O conteúdo da Fé cristã é a revelação de Deus à Humanidade, cujo coração é o mistério da Encarnação.

Por outras palavras, graças à revelação divina, o crente vai compreendendo de modo progressivo que, graças à Encarnação, o divino se enxertou no humano, a fim de os seres humanos serem divinizados.

Na verdade, a Encarnação não foi apenas uma visita que Deus nos fez através da segunda pessoa da Santíssima Trindade.

A vocação humana, à luz da fé, é a nossa própria incorporação na Família Divina como filhos em relação a Deus Pai e como irmãos em relação a Deus Filho.

O sentido máximo da vida humana é, pois, Jesus Cristo. Ele é um perfeito e, portanto, faz um todo orgânico connosco.

Um homem só é perfeito na medida em que está interligado com a Humanidade. Como homem perfeito, Jesus Cristo é o ponto de união do humano com o divino, pois pela Encarnação ele faz um todo orgânico com a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, isto é, o Filho Eterno de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: