terça-feira, 11 de março de 2008

OS APÓSTOLOS E A RESSURREIÇÃO DE JESUS-IV

IV-OS APÓSTOLOS RECONHECEM JESUS

Se os discípulos começassem por identificar Jesus logo à partida, teríamos de confessar que não se tratava de Cristo Ressuscitado, mas de um Jesus reanimado.

Jesus ressuscitado, portanto, comunica-se aos discípulos como presença misteriosa e que os discípulos, à partida, não reconheciam.

Podia ser o jardineiro que falou a Maria Madalena, segundo João, ou o viajante do caminho de Emaús segundo Lucas.

A presença mística do Ressuscitado exprime-se com um jeito que era familiar aos discípulos e esta á a realização pela qual eles o reconhecem sem que ele lhes diga quem é.

Segundo os relatos das aparições de Jesus ressuscitado, os discípulos acabavam sempre por o reconhecer sem ele dizer quem é.

Quando Jesus começa a comunicar com os Apóstolos, estes dão-se conta pouco a pouco de quem se trata.

Na verdade, os discípulos estavam bem preparados para fazerem a experiência pascal, pois viveram três anos com Jesus.

O Senhor Ressuscitado era o mesmo Jesus com quem eles tinham convivido e por isso acabavam sempre por reconhecer o Senhor.

Por outras palavras, a lente que capacitava os Apóstolos para “ver” a identidade de Jesus era, de facto, a experiência vivida durante três anos com Ele.

Eis a razão pela qual a experiência pascal de Paulo foi tão diferente da dos Doze. No caso de Paulo, o Senhor teve de dizer quem era, pois este não tinha vivido com Jesus (Act 9, 4-5).

Ao fazer a experiência de Jesus ressuscitado, Saulo ficou cego, isto é, não entendia o que se estava a passar (Act 9, 8-9).

Os Actos dos Apóstolos dizem que São Paulo teve de ser iniciado pelos discípulos, pois não sabia o que lhe estava a acontecer e o que devia fazer (Act 9, 5-6).

Com efeito, São Paulo não tinha a lente adequada para conhecer o Senhor ressuscitado, pois tinha experimentado o jeito de ser e a identidade de Jesus antes da Páscoa.

Isto quer dizer que, após a ressurreição, Cristo continua exactamente o mesmo, embora de modo totalmente diferente.

Os Apóstolos entendem que há uma identidade entre o Jesus com quem viveram e o Senhor Ressuscitado.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: