domingo, 16 de março de 2008

EMERGÊNCIA ESPIRITUAL E VIDA ETERNA-IV

IV-JESUS CRISTO E A NOSSA VIDA ETERNA

A nossa incorporação na Família de Deus acontece porque fazemos uma unidade orgânica com Cristo, a qual é dinamizada pelo Espírito Santo.

Servindo-se da linguagem sacramental da Eucaristia, o evangelho de São João descreve de modo muito bonito a vida nova que emerge em nós, graças a esta união orgânica com Cristo:

“Os que comem a minha carne e bebem o meu sangue vivem em mim e eu neles. Depois Jesus acrescentou:

Assim como o Pai que me enviou vive e eu vivo por ele, do mesmo modo os que comem a minha carne e bebem o meu sangue viverão por mim” (Jo 6, 56-57).

No mesmo evangelho de São João, Jesus utiliza ainda uma outra imagem muito sugestiva para afirmar esta vida que vivemos em comum com Cristo.

Jesus diz que ele é a cepa da videira e nós os ramos. Os ramos apenas podem dar fruto se estiverem unidos à videira, da qual recebem a seiva da vida e da fecundidade (Jo 15, 1-7).

A seiva da cepa é, naturalmente, o Espírito Santo, o qual faz fluir um regato de Vida Eterna no nosso coração, disse Jesus (Jo 7, 37-39).

A comunhão com Jesus ressuscitado é uma realidade espiritual, tal como nos diz o evangelho de São João:

“O Espírito é que dá vida. A carne não serve para nada. As palavras que vos disse são espírito e vida” (Jo 6, 63).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: