terça-feira, 11 de março de 2008

OS APÓSTOLOS E A RESSURREIÇÃO DE JESUS-III

III-APENAS O ESPIRITUAL RESSUSCITA

Apenas a aquilo que na pessoa tem densidade espiritual é glorificado, assumido e incorporado na comunhão familiar da Santíssima Trindade.

Tal como a nossa, a interioridade espiritual humana de Cristo era resultado da sua realização gradual e progressiva.

Como a humanização da pessoa humana acontece mediante a dinâmica de amor, podemos dizer que o corpo glorioso ou espiritual dos ressuscitados é o conjunto das marcas desta realização progressiva.

Utilizando uma imagem fácil de ser entendida, diríamos que os ressuscitados, na comunhão da Família de Deus, dançam o ritmo do amor com o jeito que treinaram enquanto se foram realizando na história.

O corpo glorioso que dizer ainda que, no Reino de Deus não somos espíritos simples, mas pessoas que estiveram em génese na história.

As pessoas divinas não têm corpo glorioso, pois Deus é uma emergência permanente de três pessoas de perfeição infinita em reciprocidade de total comunhão amorosa.

As pessoas divinas são espíritos puros, pois nunca estiveram em génese histórica. Mas Jesus ressuscitado tem corpo glorioso, pois é um homem em tudo em igual a nós excepto no pecado.

Se o corpo glorioso de Cristo é espiritual, então a experiência pascal dos discípulos teve de ser de tipo espiritual.

Por outras palavras, os discípulos perceberam a presença misteriosa de Jesus, mas não identificavam a sua identidade logo à partida.

Na verdade, a identidade de Jesus ressuscitado ia-se revelando de modo gradual à medida em que os discípulos interagiam com ele.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: