quinta-feira, 20 de março de 2008

FAMÍLIA E HUMANIZAÇÃO DO HOMEM-I


I-FAMÍLIA E HUMANIZAÇÃO

A família humana é um espaço fundamental para a humanização dos seres humanos.
Podemos dizer com toda a verdade que a família é a célula mãe da sociedade.

Segundo tenha sido bem ou mal amado, o ser humano ficará bem ou mal amado.
Na verdade a lei do amor é esta: ninguém é capaz de amar antes de ter sido amado e o mal amado ficará a amar mal.

É na família que se inicia a dinâmica básica da humanização que acontece como emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a comunhão universal.

À luz da fé cristã a comunhão universal para a qual as pessoas humanas convergem à medida em que vão emergindo é o Reino de Deus.

Isto quer dizer que a meta da Família humana é a família de Deus. Por outras palavras, a família humana é uma mediação fundamental para acontecer a edificação da família divina, a qual transcende os laços da carne e do sangue.

Jesus tinha consciência de que a sua missão implicava a incorporação das pessoas humanas na comunhão da Santíssima Trindade mediante o dom do Espírito Santo (Rm 8, 14-17; Ga 4, 4-7).

Eis a razão pela qual Jesus anunciava o Reino de Deus, isto é a Família Universal de Deus, a qual assenta nos laços da Palavra e do Espírito Santo:

“Entretanto chegaram sua mãe e seus irmãos que queriam falar com Jesus. Ficaram do lado de fora, pois a multidão estava sentada à volta dele. Então mandaram chamar Jesus.

Entretanto alguém disse a Jesus: “Está lá fora a tua mãe e os teus irmãos que te procuram”.
Jesus respondeu: “Quem são minha mãe e meus irmãos?

E percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: “Aí estão minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc3, 31-34).

Mais que um lugar de aprendizagem teórica, a família é um entretecido de relações, onde emerge o amor como dinâmica de bem-querer que tem como origem as pessoas e como meta a comunhão.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: