segunda-feira, 3 de março de 2008

A FRAGILIDADE E SOLIDÃO DOS IDOSOS-III

III-CAMINHOS DE LIBERTAÇÃO DO IDOSO

Há muitos idosos que estão quase cegos, o que limita muito mais as possibilidades de se bastarem e terem uma vida com qualidade.

O que torna esta situação ainda mais desumana é que muitos destes idosos, se fossem operados, podiam recuperar a vista e ficariam em condições de se poder valer.

E que dizer do mau estado em que se encontra o piso de tantos passeios frequentados por pessoas idosas e com dificuldades de locomoção?

É verdade que muitos idosos foram deslocados pelos filhos da aldeia para a casa dos filhos na cidade, a fim de estarem mais perto dos seus entes queridos.

Mas a situação continua complicada, pois os filhos têm de passar o dia fora de casa devido às exigências do seu trabalho.

Muitos destes idosos acabam por se sentirem mais sós do que lá na aldeia, onde podiam conversar com vizinhos idosos.

Temos ainda a situação dos idosos que se sentem profundamente magoados, pois dão-se conta de que muitas pessoas, a título de os ajudar, os estão a explorá-los.

Infelizmente há muitas pessoas que estão a enriquecer com o que devia ser investido no conforto e bem-estar dos idosos a que dizem estar a ajudar.

O mais grave é que muitas vezes, os exploradores são os seus familiares. Quantos idosos ficariam agradecidos se aparecesse uma pessoa que voluntariamente os acompanhasse na lide das compras, ajudando-os a transportar os sacos até à porta de casa.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: