sexta-feira, 21 de março de 2008

CRISTO RESSUSCITADO E A ÁGUA VIVA-IV

IV-ÁGUA VIVA E A VIDA ETERNA

O profeta Isaías, muitos séculos antes de Cristo já tinha falado do Espírito Santo como sendo uma água que mata a sede e faz desabrochar a vida espiritual em abundância.

Eis as suas palavras: “Vou derramar água sobre o que tem sede e fazer correr rios sobre a terra árida.

Vou derramar o meu Espírito e as minhas bênçãos sobre os vossos filhos e filhas. Por isso eles vão crescer como plantas junto das fontes e como salgueiros junto das águas dos rios e ribeiros” (Is 44, 3-4).

São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).
Os Actos dos Apóstolos quando o Espírito Santo veio com toda a força no dia do Pentecostes, afirmam que aquela força do Espírito significava a realização das antigas profecias.

“Estes homens não estão embriagados como imaginais, mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel” (Act 2, 15-16).

O Espírito Santo é o Espírito de Cristo ressuscitado. Como estamos unidos a Cristo, temos o mesmo Espírito Santo que habita em Cristo.

A Carta aos Gálatas diz que os que vivem unidos a Cristo têm o Espírito Santo que nos faz dar frutos de vida nova.

São maravilhosos os frutos de vida nova que damos quando estamos unidos a Cristo e, portanto, animados pela força do Espírito Santo.

São Paulo, na Carta aos Gálatas, diz-nos quais são esses frutos: “Eis os frutos do Espírito Santo: Amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio” (Ga 5, 22-23).

Depois, São Paulo acrescenta: “Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito” (Ga 5, 25).
São Paulo acrescenta ainda: “Quem semear no Espírito do Espírito Santo colherá a vida eterna” (Ga 6, 9).

Com esta frase São Paulo quer dizer que o Espírito Santo gera vida eterna no nosso coração.
Como nascente da Água Viva, Deus é a Fonte da vida eterna:

“Este é o Deus da minha Salvação, dizia o profeta Isaías. Por isso estou confiante e nada temo, pois fiz de Deus a minha força e o meu canto. Ele é a minha Salvação. Cheios de alegria, todos poderão tirar água das fontes da Salvação (Is 12, 2-3).
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: