segunda-feira, 31 de março de 2008

O CRISTÃO E O SENTIDO DA VIDA-I

I-O SENTIDO DA VIDA À LUZ DA RAZÃO

O sentido da vida humana não é uma evidência que se nos imponha à partida. No seu aspecto mais profundo, o sentido da vida é uma revelação.

Em primeiro lugar revelação que vai amadurecendo no coração da pessoa que tenta encontrar as razões do que lhe acontece.

Isto acontece às pessoas que procuram dar razões das suas atitudes e comportamentos. Neste aspecto, a revelação do sentido da vida é uma sabedoria, isto é, uma capacidade de saborear a vida, os acontecimentos e a história dentro de uma visão inteligente.

Esta sabedoria depende do Homem. Mas há uma outra fonte de sabedoria que transcende o Homem e que é a Revelação de Deus.

A pessoa que se abre a esta Revelação começa a adquirir uma sabedoria cujos horizontes transcendem o alcance da inteligência Humana.

A Revelação é a mensagem de Deus pata a Humanidade. Acontece como confidência do Espírito Santo no coração do crente.

As mediações de que o Espírito Santo se serve para fazer esta confidência no nosso íntimo são a Escritura, a Comunidade Cristã e os sinais dos tempos.

A razão descobre muitas coisas que dão sentido à vida. São as grandes razões pelas quais vale a pena viver.

Por estas também vale a pena morrer ou dar a vida: O Amor, a fraternidade, a justiça, a libertação dos que são oprimidos e explorados.

Mas há também acontecimentos que chocam com a razão precisamente porque parecem tirar todo o sentido à vida: Crianças vítimas de doenças graves, jovens que morrem de cancro, pessoas que morrem aos milhares num tremor de terra e tantas outras catástrofes.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: