quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

PARTICIPAR NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO-I

I-RESSUSCITAR COM CRISTO

A nossa Fé garante-nos que Cristo ressuscitou. Também nos diz que nós tomaremos parte na sua vitória sobre a morte.

O evangelho de São João diz que a nossa ressurreição será como a de Jesus, pois nós constituímos uma união orgânica com ele.

Eis a palavras de Jesus tal como no-las transmite o evangelho: “Permanecei em mim, que eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, esse dá muito fruto” (Jo 15, 4-5).
Noutra passagem, São João diz-nos que Jesus, ao ressuscitar, nos vai dar a Água da Vida Eterna, o Espírito Santo, o qual vai fazer nascer em nós a Vida Eterna (Jo 7,37-39).

São Paulo diz que, graças à união orgânica que nos liga a Jesus Cristo, nós formamos o seu corpo (1 Cor 10, 17; 12,27).

Logo mais à frente, São Paulo diz que nós formamos um corpo do qual Cristo é a cabeça. Por seu lado, o Espírito Santo é o sangue que vivifica tanto o corpo como a cabeça, acrescenta ele: “Assim como o corpo é um, apesar de ter muitos membros, assim também Jesus Cristo.

De facto, nós fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo, tanto os judeus como os gregos, os escravos ou homens livres. Todos nós bebemos de um só Espírito (1 Cor 12, 12-13).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: