segunda-feira, 17 de março de 2008

A ORIGINALIDADE DA VIDA CRISTÃ-III

III-A ORAÇÃO NÃO É UMA FORÇA MÁGICA

No entanto, não devemos ter uma visão mágica sobre a eficácia da oração no sentido de fazer dela um procedimento mágico e automático para mudar o querer e o agir de Deus.

Não nos esqueçamos de que o querer de Deus coincide sempre com o melhor para nós. Não nos esqueçamos de que a Divindade é comunhão de amor e, portanto, o seu modo de querer e agir é sempre o do amor.

Podemos dizer que a oração nos transforma e nos predispõe a agir de acordo com o querer de Deus.

A oração, portanto, predispõe-nos para acolher acção do Espírito Santo que optimiza a nossa capacidade de realização pessoal.

Ao mesmo tempo, a oração predispõe-nos para sintonizar com a vontade de Deus, a qual que coincide sempre com o nosso bem e felicidade.

Isto significa que a oração nos conduz a uma vida comprometida. Se assim não fosse seria uma atitude vazia em relação à vida e ao amor.

A oração é um elemento fundamental para alimentar a fé e crescer na vida cristã. A oração é, de facto, o coração da vida espiritual.

Na medida em que a nossa oração acontece ao jeito da oração de Cristo, podemos falar de oração no Espírito Santo.

A oração no Espírito Santo vai-nos capacitando para agirmos de acordo com o amor a Deus e aos irmãos. No evangelho de São Lucas, Jesus manda-nos orar sem cessar (Lc 18, 1).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: