segunda-feira, 10 de março de 2008

O HOMEM E A TERNURA CRIADORA DE DEUS-II

II-A META DO PROCESSO CRIADOR

A meta deste processo criador é chegarmos a ser iguais a Cristo. Eis a razão pela qual, diz o Livro do Génesis, Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança.

Eis as palavras que o primeiro livro da bíblia põe na boca de Deus: “Façamos o Homem à nossa imagem e à nossa semelhança, a fim de dominar sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos e todos os répteis que rastejam pela terra.

3-O Senhor criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele os criou homem e mulher” (Gn 1, 26-27).

Apesar de o Homem ter evoluído a partir do mundo animal, o aparecimento do Humanidade envolve uma intervenção especial de Deus, o que faz da criação do Homem um facto totalmente novo.

É verdade que o Homem veio do mundo animal, mas já não é um simples animal. De facto, o ser humano está talhado para fazer parte da Família Divina.

Na verdade, a Divindade é pessoas e a Humanidade também. Foi esta a razão pela qual Deus, ao criar o Homem, agiu de modo especial.

O Espírito Santo tem a missão de ser o escultor que vai moldando o ser humano à imagem e semelhança de Deus.

Nós somos imagens de Deus porque somos seres com uma interioridade pessoal-espiritual trabalhada pelo Espírito Santo.

Os animais, pelo contrário, não são pessoas, pois não têm uma interioridade espiritual livre, consciente, responsável e capaz de comunhão.

Isto deve-se ao facto de os animais não terem uma complexidade cerebral suficiente para poder emergir, no seu interior, uma interioridade pessoal modelada pelo Espírito Santo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: