sexta-feira, 28 de março de 2008

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA-IV

IV-A TAREFA DA REALIZAÇÃO PESSOAL

Cada pessoa é autora da sua própria humanização. Ninguém a pode substituir ou colocar-se em seu lugar.

Eis a raiz da dignidade e da grandeza pessoal. A emergência da vida pessoal encontra a sua plenitude na transcendência Divina.

A pessoa humana é assumida na intimidade familiar de Deus. O Criador imprimiu na génese do Universo a semente da vida pessoal, a qual dá o seu fruto com o aparecimento do barro amassado do qual saiu Adão (Gn 2,7-a).

O barro a amassar-se é a evolução animal a caminhar para a complexidade da hominização.
Um vez amassado, o barro recebe o hálito da vida divina, ficando capacitado para iniciar a marcha da humanização (Gn 2,7-b).

Uma vez que o hálito da vida passa de Deus para o Homem, este torna-se barro com coração, isto é, com capacidade de optar e com a possibilidade de amar, elegendo os outros como alvos de bem-querer.

Como vemos a grandeza do Homem em construção consiste em ser autor de si mesmo. Ninguém o pode substituir na marcha da sua humanização cuja meta é a divinização, mediante a incorporação na Família de Deus.

Não pode ser substituído por Deus nem pelos outros seres humanos. À medida em que o ser humano é fiel ao chamamento do amor, a vida pessoal dilata-se na sua interioridade, apacitando-o para a Comunhão Universal.

Para isso nos vai dotando com novas possibilidades para participarmos no mistério do Reino de Deus, que é a festa da vida plena.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: