quarta-feira, 5 de março de 2008

JESUS REALIZA AS ANTIGAS PROFECIAS-IV

IV-JESUS VEIO COMO AQUELE QUE SERVE

A princípio, os seus discípulos não compreenderam isto. Mas quando se manifestou a glória de Jesus eles lembraram-se de que estas coisas estavam escritas acerca dele” (Jo 12, 12-16).

São João diz ainda que João Baptista, ao vir para o deserto a preparar a vida do Messias, realizou a profecia de Isaías, segundo a qual um mensageiro seria enviado por Deus viria para preparar no deserto a vinda do Messias.

Eis o modo como São João descreve a realização desta profecia do profeta Isaías: “João Baptista respondeu: “Eu sou a voz do que clama no deserto. Endireitai os caminhos do Senhor, como disse o profeta Isaías” (Jo 1, 23).

O profeta Isaías falando dos tempos messiânicos, diz que o nascimento do Messias será o sinal visível da bondade e da presença de Deus no meio do povo:

“Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Sobre os seus ombros recairá o ceptro do poder. Será chamado Conselheiro Maravilhoso, Deus Altíssimo, Pai eterno, Príncipe da paz” (Is 9, 6).

Os evangelhos dizem que o nascimento de Jesus é a realização, não apenas desta, mas de todas as profecias que anunciaram o Messias.

O profeta Isaías diz que o Messias virá cheio da força e da sabedoria do Espírito Santo. Graças à plenitude do Espírito que o habita, ele vai suscitar uma Nova Criação. A terra será, finalmente um lugar de paz e a prosperidade (Is 11, 1-9).

O Novo Testamento tenta demonstrar como em Jesus se realizam plenamente todas as profecias do Antigo Testamento.

Isto quer dizer que, do mesmo modo como o Antigo Testamento ficava incompleto sem Jesus Cristo, o Novo sem o Antigo ficava privado base histórica. Seria como uma casa sem alicerce.

Não há dúvida de que esta é a razão pela qual os discípulos de Jesus mostram uma tão grande preocupação por fazer coincidir o acontecimento histórico de Jesus com os textos proféticos do Antigo Testamento.

Deus é fiel e verdadeiro, pois realiza sempre o que promete. Além disso, a sua realização é sempre muito melhor do que os seres humanos esperam.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: